Aplicativo permite fazer depósito em cheque pelo dispositivo móvel. Novidade será apresentada durante o Ciab 2013.
A Scopus e o Bradesco anunciam um aplicativo para digitalização de cheque em smartphone. A novidade será apresentada ao mercado durante o Ciab 2013, que será realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de 12 a 14 de junho de 2013, em São Paulo, no Transamérica Expo Center.
A solução da Scopus é considerada pioneira no Brasil e permite que os clientes do Bradesco digitalizem os cheques a serem depositados usando a câmera do smartphone.
Todos os dados capturados e armazenados pelo aparelho trafegam em ambiente seguro, com uso de assinatura digital, seguindo os padrões e protocolos de formatos estabelecidos pelas normas vigentes.
Outras empresas comparecem ao Ciab 2013 com novas soluções ou modelos de negócios baseados em digitalização de cheques. A brasileira Recognition, por exemplo, em parceria com a norteamericana Digital Check lançam no evento o Remote Deposit Capture (RDC), que leva funções e recursos de bancos para lojas e varejos em geral.
Com a solução, composta de um conjunto de hardware e software, o varejista poderá fazer a digitalização de cheques e outros documentos e transmitir as imagens a um banco para que seja realizado o depósito e posterior compensação. Os requisitos básicos para o RDC incluem um simples PC, uma ligação a Internet e um scanner especializado. A solução já é utilizada nos EUA, México e Europa.
Segundo a Recognition, os clientes vão diminuir o tempo gasto em rotinas bancárias, cortar custos, ampliar o horário de depósito e ter a possibilidade de escolher o melhor meio de pagamento. O RDC evita as altas taxas, reduz o tempo necessário para recebimento e proporciona custos significativamente menores que os outros meios de pagamento.
Para os bancos, como mostra a experiência internacional de dezenas de grandes instituições, o RDC pode criar novos serviços, aumentar o número de correntistas e de benefícios para os clientes e, ainda, oferecer um “mix” maior de serviços financeiros.
Já a Tree Solution vai apresentar durante o Ciab a solução TreeDOC, que permite capturar, guardar, gerir e manusear todos os documentos dos processos de câmbio, permitindo a “leitura inteligente” do conteúdo dos mesmos e preenchimento automático da informação. A solução possibilita acesso a toda a informação com visão por processo, cliente, contrato, operação ou segundo os critérios definidos pela instituição.
Outra novidade nessa área é o scanner para cheques Orion que será lançado pela Seac Banche. O produto vem com uma solução de detecção de fraudes via ultravioleta e foi projetado para posição de frente de caixa.
Por: IDGnow