Logo E-Commerce Brasil

Novos dados mostram que opções de BNPL não canibalizam os cartões de crédito de lojas

Enquanto, em dezembro do ano passado, 52 milhões de consumidores dos Estados Unidos costumavam usar práticas de comprar agora para pagar depois, parece que agora a ascensão meteórica do BNPL aos holofotes deu uma pausa para alguns varejistas. Isso porque eles estão enfrentando uma pressão crescente para fornecer aos clientes as opções de BNPL que eles idealizaram, mas também estão preocupados que o fornecimento dessas opções possa reduzir as vendas pagas com os cartões das suas lojas.

Mas, na verdade, as chances de o BNPL canibalizar as vendas de cartões nas lojas são quase nulas. Na última pesquisa da PYMNTS, feita com 2.161 consumidores dos EUA, foi apontado que nem mesmo um único titular de cartão de loja no levantamento pagou por suas compras mais recentes com BNPL.

As informações são do “The Truth About BNPL And Store Cards”, um estudo em colaboração entre a PYMNTS e PayPal, sobre a propensão de se usar BNPL, cartões de loja e outros métodos de pagamento no ponto de venda de varejo. O levantamento obteve informações privilegiadas sobre por que o BNPL não é um concorrente dos cartões de marcas próprias, mas sim seu complemento natural.

Entre as principais descobertas da pesquisa está o fato de que, quando há a opção, a maioria dos titulares de cartão de loja escolhem os próprios cartões de loja como meio de pagamento. 

Os consumidores que têm esses cartões os usam para fazer 87% de todas as compras possíveis de serem feitas com eles. Os 13% restantes dessas compras são quase sempre feitas com cartões de crédito, débito e dinheiro. As opções BNPL raramente são consideradas para compras qualificadas para cartões de loja.

BNPL e cartões de lojas são usados para fins diferentes

Outro ponto importante levantado na pesquisa é de que os consumidores tendem a usar cartões de loja e opções BNPL por diferentes motivos. Clientes geralmente usam os cartões de loja para recompensas e BNPL para compras mais caras. 64% dos consumidores dizem que os cartões das lojas permitem que eles ganhem mais recompensas, participem de promoções, etc. enquanto 78% dizem que as opções BNPL permitem que eles façam compras maiores.

Além disso, quando os titulares de cartão de loja usam BNPL, geralmente fazem isso para um tipo específico de item: aqueles com etiquetas de preço alto. Quase duas vezes mais consumidores dizem que pagariam por um item com preço superior a US $ 1.000 com BNPL do que pagariam com cartões de loja. Isso mostra que, embora os cartões de loja sejam quase sempre o método de pagamento preferido para seus titulares, o BNPL ainda pode ajudar os varejistas a impulsionarem suas vendas de itens mais caros.

Leia também: Pagamentos digitais: quais indústrias serão mais beneficiadas?