Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Número de tentativas de fraude aumentaram 51% nesta Black Friday, diz ClearSale

Quarta-feira, 29 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

De acordo com dados da ClearSale, empresa de antifraude para o comércio eletrônico, foram evitadas 4796 tentativas de fraude durante a Black Friday 2017, que somadas atingiriam R$7.009.191,00 em prejuízo para os varejistas. Em relação ao ano anterior, o valor apresenta um aumento de 51%.

A empresa, responsável por analisar 85% das transações do e-commerce brasileiro, identificou que o ticket médio das fraudes evitadas alcançou R$1.461 – 47% a mais que em 2016. Segundo a ClearSale, as categorias mais buscadas pelos fraudadores este ano foram Celulares, Vestuário e Eletrônicos.

Quanto à localização dos fraudadores, a maioria deles se encontra na região Norte, o que reforça o dado divulgado pelo Mapa da Fraude de 2016, que mostrou que a região lidera o ranking nacional. Já do lado das vítimas, 31% tem entre 21 e 30 anos, 27% possuem entre 31 e 40 anos e, do total, 56% são homens.

Os números são representativos, mas não precisam gerar pânico, diz Omar Jarouche, gerente de soluções e planejamento da ClearSale. “A Black Friday apresenta um crescimento no volume de pedido expressivo no e-commerce brasileiro e, a cada ano, traz mais bons compradores do que fraudadores. Em 2017, tivemos um leve aumento no número total de fraudes evitadas, mas um aumento expressivo no valor do possível prejuízo, o que mostra que os fraudadores estão se arriscando mais, procurando por produtos mais caros. Uma dica para não passar por apuros, é buscar nos e-commerces os selos que mostram os parceiros que agregam segurança ao site”, comenta.

A ClearSale assegura que comprar no varejo online está cada vez mais seguro. Prova disso é o fato de que em 2016, dos R$ 46,7 bilhões em transações analisadas durante o ano todo, cerca de 3,05% sofreu tentativas de fraudes, enquanto, no ano anterior, foi 4,39%. Na contramão desses números, evidenciando o sucesso dos e-commerces, o crescimento foi de 11,5% em valor e 12,1% em quantidades de pedidos no mesmo período.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.