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  Redação E-Commerce Brasil

Black Friday deve crescer 15%, dados foram apresentados no Seller Day

Sexta-feira, 07 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

A edição deste ano da Black Friday promete ser inesquecível. Segundo dados do E-bit, divulgados durante o Seller Day, a data promete crescer 15% em 2018, sendo que as categorias mais desejadas devem ser: eletrônicos (39%), eletrodomésticos (33%), artigos de telefonia e celular (25%), informática (24%), moda (19%) e cosméticos (18%).

Ainda segundo os dados apresentados por Gabriela Comazetto, Diretora de Negócios do Facebook Brasil, cerca de 80% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday. Para a executiva, a dica é apostar em estratégias de marketing no mobile, já que 89% dos brasileiros com internet assistem a vídeos pelo celular e que 85% disseram que enviaram alguma mensagem de texto para empresas na última edição.

Outra dado interessante citado por Gabriela é que brasileiros fazem em média 90 metros de scroll diariamente. Só para efeitos de comparação, o Cristo Redentor tem 38 metros e a ponte Estaiada tem 138 metros. ‘Mais da metade das pessoas falam que ficam mais bem informadas para decidir sobre uma compra e 63% estão mais propensos a se comunicar por mensagens de texto com as marcas’, disse Gabriela.

Consumidor da Black Friday quer comprar presentes para si mesmo 

59% dos consumidores disseram que vão comprar itens para eles mesmos na Black Friday, enquanto apenas 23% vão presentear a família. Entre os fatores mais importantes para escolher uma loja, confiança, prazo de entrega e preço foram os mais citados pelos entrevistados. Porém 35% ainda disseram não acreditar em descontos reais durante a data e que isso pode ser um obstáculo para efetuar a compra.

22% citaram a Americanas.com como loja preferida para comprarem durante o período. Sendo que 26% pretendem comprar antes da sexta-feira, 42% comprarão na sexta-feira e 33% comprarão após a sexta-feira.

Promovido pela B2W Marketplace no último dia 22, Seller Day reuniu

Cartão de crédito é o preferido em todas as categorias

Dentro da categoria eletrônicos, 76% disseram que pagarão por cartão de crédito, sendo que 28% indicaram a Americanas.com como loja Top of Mind. 31% dos consumidores indicaram a SAMSUNG como marca Top of Mind nesta categoria. A expectativa de tíquete médio é de R$ 1.000.

Na categoria telefonia e celular, 75% pretendem usar o cartão de crédito, sendo que o tíquete médio estimado será de R$ 1.300. 69% dos consumidores que pretendem comprar itens de informática pagarão com cartão de crédito e devem gastar em média R$ 1.100. A Dell é citada por 21% dos consumidores desta categoria, enquanto a Samsung é citada por 12%.

Na categoria Moda, 67% pretendem usar o cartão de crédito, gastando em média R$ 366. A loja Top of Mind citada pela maioria dos consumidores é a Dafiti e a marca mais citada é a Nike. No segmento de cosméticos, o cartão de crédito é o preferido de 71% dos consumidores e o tíquete médio alcança R$ 424. A loja mais citada pelos compradores é a Americanas.com, seguida por Sephora, enquanto a marca mais citada citada por 20% dos consumidores é O Boticário.

A previsão de gastos na Casa e Decoração ficará em R$ 800, sendo que 74% pagarão com cartão de crédito. A Americanas.com segue como loja Top of Mind, seguida por Magazine Luiza. 60% dos clientes do setor de livros vão pagar por suas encomendas usando cartão de crédito e gastarão em média R$ 214. A loja Top of Mind dessa categoria é a Saraiva, seguida pela Amazon.

Para aproveitar melhor a data, conversamos com Pedro Eugênio, CEO da Eugen.Digital e fundador da Black Friday no Brasil:

ECBr: A Black Friday já está consolidada no Brasil. Para este ano, quais são as suas dicas para os varejistas melhorarem o desempenho das vendas?

Pedro Eugênio: A Black Friday se consolidou como a maior data comercial do país. Os desafios são maiores e a competição neste período está cada vez mais acirrada. Uma boa seleção de produtos é muito importante neste momento. Escolha produtos em que você possa ser competitivo em preço ou serviço. Importante lembrar de preparar seu negócio para trazer uma grande experiência ao usuário. Nossa pesquisa mostrou que 60% das pessoas que compram no Black Friday voltam a comprar na loja se forem bem atendidas.

ECBr: O que você acha do uso de vídeos como ferramenta para promover os produtos na Black Friday? Esse seria o futuro?
Pedro Eugênio: O vídeo é um grande diferencial no processo de compra. Ele ajuda a responder a possíveis dúvidas e detalhar melhor o funcionamento. Estudos recentes mostram que o uso do vídeo aumentam as taxas de conversão de um e-commerce. Existem empresas especializadas em soluções de criação de vídeos em grandes quantidades e que podem trazer benefícios para nosso ecossistema. O vídeo será o futuro? Com certeza irá fazer parte dele.
ECBr: Quais foram os principais erros cometidos pelas lojas online na Black Friday passada, na sua opinião?
Pedro Eugênio: A preparação e planejamento para a maior data comercial do país ainda apresentam falhas. Vemos várias empresas sendo pegas de surpresa quando recebem 4, 10, 20 vezes mais pedidos que um dia comum. É importante as lojas se prepararem para os possíveis saltos de vendas.
ECBr: Qual sua expectativa para o Black Friday este ano?

Pedro Eugênio: O Black Friday 2018 será a maior e melhor de todos os tempos. Teremos crescimento de dois dígitos em relação a 2017. As lojas e fábricas estão vindo de uma situação de baixas vendas e estoques altos e precisam girar seus produtos. Isso aliado ao interesse do usuário pela data (80% dizem que irão comprar algo no Black Friday) irá transformar ainda mais a sazonalidade no último trimestre do ano centralizando ainda mais as vendas no final de Novembro.

Alice Wakai para E-Commerce Brasil

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