Redação E-Commerce Brasil

Black Friday não atrapalha vendas de Natal, mostra pesquisa

Terça-feira, 14 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Mais da metade (73% dos consumidores) não aproveita a Black Friday para antecipar as compras de Natal, segundo uma pesquisa conduzida pelos professores Alberto Guerra (da FGV e pesquisador da FIA), Flávia Ghisi (FIA e Fundação Dom Cabral) e Marcos Angeli (FEA). O dado contradiz o argumento de que a data conflitaria com o Natal, já que, de acordo com o estudo, os produtos preferidos dos consumidores pesquisados são os de uso próprio ou de consumo frequente, preferencialmente aqueles com valor mais alto como os eletrônicos/eletroportáteis.

O levantamento identificou ainda que alguns consumidores ainda se frustram por não encontrarem produtos de lançamento durante a data e que 74% deles acreditam que poucas promoções sejam reais. “O principal motivo de frustração por parte dos consumidores, uma vez que a Black Friday é uma ação promocional originalmente de sobras de estoque e produtos de gerações ou coleções anteriores, inclusive nos Estados Unidos. Produtos de lançamento normalmente não entram na promoção, o consumidor que vai às compras buscando isso vai se decepcionar”, alerta Alberto Guerra.

Segundo o pesquisador, o descrédito em relação à veracidade das promoções também é reflexo dos primeiros anos da promoção no Brasil, a partir de 2010. “Alguns varejistas começaram a aumentar o preço dos produtos nas semanas anteriores à data, o que resultou no meme Black Fraude, com tudo pela metade do dobro do preço”, lembra o especialista. “Com a atuação dos órgãos de fiscalização e a profissionalização da gestão do varejo, essa imagem começa a ser revertida na prática”, embora a pesquisa ainda aponte fortes resquícios dessa imagem negativa. Nesse sentido, o estudo indica potencial de crescimento para a ação, pois mais de um terço dos consumidores brasileiros (36%) ainda não efetuaram compras na Black Friday, por falta de confiança nos descontos ou por julgarem que as ofertas são pouco atrativas.

Por outro lado, o varejo ainda acredita na Black Friday como importante ferramenta para alavancar suas vendas. Estas expectativas otimistas se justificam pelo desempenho da ação nos últimos anos. “A Black Friday cresce em faturamento acima de dois dígitos a cada edição, o que não ocorre com nenhuma outra data comercial do varejo como Dia das Mães, Dia das Crianças ou Dia dos Pais”, destaca Alberto. Entre aqueles que já compraram na Black Friday, 53% declaram estar propensos a gastar mais ou pelo menos o mesmo que em 2016.

Sobre a Pesquisa:

Período: 1° semestre de 2017

Número de entrevistados: 752 em todas as regiões do Brasil

Perfil dos entrevistados: 58,2% são mulheres, 75,3 % têm idades entre 32 e 60 anos, 60,2% são casados e 56,4% têm filhos.

Highlights:

  • 74% ainda não acreditam que as promoções sejam legítimas;
  • 69% dos consumidores acreditam que as promoções da Black Friday não incluem apenas produtos de lançamento, mas, também, produtos fora de linha ou obsoletos;
  • 36% ainda não efetuaram compras na Black Friday, por falta de confiança nos descontos ou por julgarem que as ofertas são pouco atrativas;
  • 53% declaram estar propensos a gastar mais ou pelo menos o mesmo
  • que em 2016;
  • 52% dos consumidores ouvidos não se preparam para comprar na Black Friday;
  • 48% se preparam com antecedência de até 30 dias;
  • 73% não aproveita a Black Friday para antecipar as compras de Natal;
  • As categorias com maior interesse de compra pelos consumidores na Black Friday 2017 são eletrônicos/eletroportáteis (40%), roupas e calçados (25%) e livros/discos/filmes (22%)

Baixe o estudo completo aqui

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