Logo E-Commerce Brasil

Black Friday supera Natal em vendas no comércio eletrônico

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Black Friday se firmou como uma data de grande importância para o comércio eletrônico brasileiro, superando até mesmo o Natal. As vendas online em dezembro de 2020 cresceram 54% em relação ao mesmo período de 2019. Por outro lado, o resultado foi 27% menor do que em novembro, mês da Black Friday, segundo dados apurados pela Câmara Brasileira da Economia Digital, em parceria com a Neotrust.

Segundo o levantamento, as vendas de dezembro foram menores do que as de novembro devido à força da campanha promocional, ocasião em que muitas pessoas aproveitam os descontos para antecipar os próprios presentes natalinos.

Em 2020, as vendas cresceram 74% em comparação a 2019, em termos de números de pedidos. Já no quesito faturamento, a alta foi de 84%, o que aponta para um crescimento no tíquete médio dos itens vendidos. Em ambos os critérios, o e-commerce confirmou a trajetória de forte crescimento vista ao longo do ano, impulsionada pela pandemia e pela restrição à circulação de pessoas nas lojas físicas.

Leia também: 49% dos consumidores querem mesclar compras entre online e lojas físicas

Fonte: Coluna do Broad, do Estadão