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  Redação E-Commerce Brasil

Como ter uma Black Friday 100% eficaz nos marketplaces: conheça o caso do ANYMARKET

Quinta-feira, 16 de dezembro de 2021   Tempo de leitura: 9 minutos

A Black Friday 2021 terminou e já é hora de começar a pensar na campanha de 2022. Buscar os aprendizados do evento anterior e planejar o ano seguinte com antecedência, é a melhor maneira de garantir o sucesso em vendas.

Se você vende em markeplaces sabe que o volume de pedidos na data é algo fora do comum. A sua operação precisa estar preparada para essa demanda que, seguramente, irá representar um percentual importante do seu GMV.

Independente de como tenha sido a sua campanha em 2021, é preciso ir além e pensar em formas de otimizar a operação para o evento seguinte. Você não pode perder a oportunidade de potencializar os seus resultados a cada ano no maior evento do e-commerce.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a começar logo o planejamento estratégico da sua campanha seguinte. Vamos mostrar como fazer uma Black com total eficiência vendendo em marketplaces.

Para isso, veremos o caso do ANYMARKET, um hub de integração que, em 2021, fez a sua maior campanha Black Friday. A plataforma garantiu 100% de eficiência para mais de 2 mil clientes que operam as vendas através do seu painel.

Está preparado para ter a sua melhor Black Friday em 2022? Vem com a gente!

Vender em marketplaces com agilidade

Quem está inserido no universo e-commerce já sabe que a Black Friday é o maior evento do setor. Por isso, vamos pular essa parte e considerar que você reconhece a importância de se preparar para o evento.

Nos últimos anos, os marketplaces cresceram consideravelmente e passaram a representar um dos maiores potenciais de venda pela internet.

Na Black esses canais ganham ainda mais força com campanhas específicas para a data e muitas ações que estimulam o consumidor.

Para conseguir aproveitar todo esse potencial, entretanto, você precisa começar a planejar a sua campanha com o máximo de antecipação. Para citar apenas alguns pontos de atenção, será necessário pensar em:

  • Planejar o estoque para não ter furos;
  • Organizar a logística e negociar com fornecedores;
  • Precificar de forma correta e assertiva para que as ofertas sejam vantajosas sem impactar o seu resultado;
  • Estrutura o atendimento ao cliente para ser 100% eficaz, entre outras tantas coisas.

Além de tudo isso, você precisa ter uma infraestrutura robusta que suporte o volume de pedidos do evento. E é nesse ponto que trazemos como o exemplo o caso do hub de integração com markeplaces ANYMARKET.

Black Friday 2021: crescimento tímido e destaque para marketplaces

Após bater recordes no e-commerce em 2020, a Black Friday 2021 apresentou resultados mais tímidos. A retração era esperada pelos vendedores devido à instabilidade econômica do país e o alto índice de inflação.

Dados divulgados pela consultoria Ebit|Nielsen apontam que houve de fato uma queda de 9% no volume de compras entre os dias 25 e 26 de novembro, quinta e sexta-feira do evento.

Apesar disso, o faturamento desses mesmos dias teve um crescimento de 5% na comparação com o mesmo período de 2020. O resultado possivelmente foi puxado pela alta no valor dos produtos.

Na contramão dos dados gerais do mercado, o hub de integração ANYMARKET fez a sua maior campanha de Black Friday dos últimos anos.

Diferente do contexto geral, o número de pedidos processados através do hub foi 42% maior do que no ano anterior. O crescimento é referente apenas à sexta-feira do evento, sem considerar as vendas dos dias anteriores e posteriores.

O GMV total, transacionado na ferramenta nesse período, também apresentou um crescimento de 49% em relação à campanha de 2020. Pela primeira vez em um mês de novembro, o GMV mensal chegou a R$ 1 bilhão.

Estabilidade e agilidade para ter sucesso

Segundo o próprio ANYMARKET, a estabilidade e agilidade tiveram impacto direto no excelente resultado gerado aos mais de 2 mil sellers que usam o hub para automatizar a operação de vendas.

E essa performance não acontece ao acaso. A ferramenta conta com uma infraestrutura robusta para lidar com grandes volumes de pedidos. Além de ter o seu desenvolvimento voltado constantemente para a inovação.

Pensando na Black: migração de servidor para os EUA

Já pensando na Black Friday de 2021, em agosto o ANYMARKET implementou uma mudança significativa. A empresa repassou toda a sua infraestrutura de servidores para um datacenter localizado no Estado da Virgínia, nos EUA.

Desde então, a plataforma utiliza esses servidores de alta tecnologia, da Amazon Web Service, para proporcionar maior segurança de dados e estabilidade aos clientes.

Um dos principais impactos dessa mudança foi a melhoria na chamada de cotação de frete, ponto decisivo para aumentar a conversão de venda.

De acordo com dados do hub, a migração do servidor chega a reduzir em até 45% o tempo de resposta da plataforma.

Após alguns meses da mudança, os resultados apareceram claramente na campanha da Black 2021. Porém, o servidor não foi o único responsável por isso.

Toda a equipe do hub esteve envolvida no planejamento para ter uma campanha impecável, sem incidentes ou falhas na integração.

Campanha 100% eficaz nos marketplaces

E o que você, vendedor, pode tirar de lição conhecendo o caso do ANYMARKET? Primeiro, que planejamento e inovação é essencial para chegar a melhores resultados.

Além disso, você precisa preparar toda a estrutura do seu negócio. Independente das expectativas de mercado, é possível executar uma boa campanha e aproveitar ao máximo o potencial de vendas da data promocional.

Aproveite que você tem tempo e planeje a próxima Black com antecedência. Assim, você terá tempo de organizar tudo o que for necessário para escalar os resultados, sem erros e imprevistos.

Comece fazendo um balanço da sua campanha passada e busque oportunidades de melhoria para 2022. Não deixe de passar por cada etapa do seu processo de venda nos marketplaces.

Avaliar a infraestrutura da operação também é fundamental. Quais ferramentas de apoio você utilizada? Elas são adequadas para o volume de vendas e de crescimento que você pretende atingir no próximo ano?

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