Um levantamento realizado pelo CONECTA, braço de pesquisas web do Ibope, mostrou uma relação, no mínimo, irônica sobre o Black Friday: enquanto dois em cada três internautas pretendem fechar alguma compra na data, 84% desconfiam das ofertas oferecidas durante as 24 horas de evento.
Realizada com dois mil usuários de todo o Brasil em setembro de 2016, o estudo indicou ainda que 13% vão manter as mãos longe das carteiras no dia 25 de novembro.
De acordo com o CONECTA, apesar da alta desconfiança, 66% de quem respondeu acredita que apenas algumas lojas fazem promoções reais, enquanto outras aumentam os preços semanas antes e cobram o preço normal durante o Black Friday. Os que não confiam na data e acham que todas as lojas dissimulam os descontos somam 18%.
Os mais desconfiados são os internautas de 55 anos ou mais, homens e de classe mais alta.
Por outro lado, os internautas que confiam que os descontos são reais e os preços dos produtos ficam bem mais baratos totalizam apenas 15% dos internautas brasileiros.