Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Black Friday: 6 cuidados que o e-commerce deve tomar para evitar brigas na Justiça

Quinta-feira, 22 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Devido às inúmeras promoções e à alta intenção de compra, durante a Black Friday, muitos são os alertas aos consumidores. E os lojistas? Quais cuidados devem ter?

Segundo Kristian Pscheidt, advogado do Costa Marfori, escritório especializado em direito civil e relações de consumo e que atende grandes varejistas do comércio físico e eletrônico, existem seis pontos principais de atenção.

De acordo com ele, quando identificado erro em uma dessas áreas por parte dos varejistas, 60% das ações são ganhas pelos consumidores.

“Na maioria esmagadora dos casos, há ainda o pedido de Danos Morais, de no mínimo R$ 2 mil – quando são itens de baixo valor, como eletrônicos, calçados e vestuários. Esse valor pode mais que dobrar quando a compra for de eletrodomésticos, como uma geladeira, por exemplo”, afirmou.

Confira quais são os pontos de atenção, de acordo com o especialista.

1. Logística de entrega

É importante dilatar o prazo de entrega para as compras realizadas durante a Black Friday. Se determinada loja costuma entregar um produto em 10 dias, por exemplo, pode esticar para 15 dias ou mais para as vendas da promoção, dando um fôlego para o setor de logística. No entanto, o advogado alerta que “é preciso deixar o consumidor ciente antes da finalização da compra”. As empresas devem destacar essa informação sobre prazos mais longos antes da confirmação da compra.

2. Disponibilidade em estoque

Os e-commerces devem estar muito atentos à velocidade dos pedidos online e à disponibilidade dos produtos em estoque. Em alguns casos, divergências acontecem porque o produto só é reservado após a confirmação de pagamento e, especialmente, para os cartões de crédito e boleto as empresas precisam de um tempo para analisar a aquisição.

3. Instabilidade no sistema

O cliente encontra o produto que sempre quis por um preço excelente! Mas o site da loja não aguenta a quantidade de acessos e o consumidor não consegue finalizar a compra. “Já houve casos de reclamações judiciais de consumidores que não conseguiram concluir sua compra e exigiram que as empresas mantivessem o preço, mesmo depois do período de promoção. Por isso, vemos muitas empresas reforçando seus sistemas nesse período”, afirma o advogado.

4. Fake news envolvendo a marca

Ainda em relação aos cuidados tecnológicos, vale a atenção das empresas para clonagens de página, e-mails falsos e anúncios de ofertas da marca feitas de forma fraudulentas – eis que os golpes tendem a aumentar nessa época.

5. Sobe e desce de preços

As empresas podem sim ser notificadas pelo Procon em caso de mudanças abruptas de preços. De acordo com Pscheidt, “o órgão de defesa do consumidor pode exigir uma planilha com os preços dos produtos um mês antes, para fazer comparações e identificar se a loja manipulou a promoção durante a Black Friday”. A ação comum no Brasil ganhou o apelido carinhoso nas redes sociais de Black Fraude e não faltaram maus exemplos nos anos anteriores.

6. Erros de digitação ou informação no sistema

Cuidado com as informações divulgadas. Confira o sistema e os preços que estão sendo expostos. “Pode acontecer de a empresa publicar um preço muito baixo por erro no sistema ou erro de digitação, mas a justiça entende que a Black Friday é um período de promoção e deve cumprir o que anunciou, mesmo de forma errônea”, conta o advogado que já passou por situações como essa no último ano da promoção.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.