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  Redação E-Commerce Brasil

Black Friday: descontos via game de realidade aumentada é aposta de rede de shoppings

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Entre os dias 23 e 25 de novembro, a Ancar Ivanhoe, plataforma de shoppings centers, oferecerá ofertas exclusivas por meio de um game de realidade aumentada. Fomos até o Shopping Eldorado (SP), um dos locais da rede, entender como (e se) funciona essa novidade. Detalhe: segundo a empresa, os “Super Descontos” chegariam em até 90%!

A “brincadeira” acontece mais ou menos assim: para entrar no jogo, é preciso baixar o aplicativo “caça aos descontos” e apontar a câmera do celular à figura do detetive. A partir daí surge uma lista de produtos, com descontos que variam entre 20 e 60%.

Se algum dos produtos interessar, basta salvar o cupom e, em até 1 hora, chegar à respectiva loja para trocá-lo pelo desconto oferecido.

Totem durante a Black Friday no Shopping Eldorado

Em um dos totens entrevistamos Fernando de Souza (40), profissional de Recursos Humanos. Ele contou que visitou o shopping por conta de uma propaganda da Black Friday no Instagram. “Como eu moro aqui perto, sigo a página deles para saber das promoções. Lá dizia que a partir de hoje ocorreriam descontos, mas foi somente aqui dentro que soube do aplicativo”, acrescentou.

Sobre as promoções, ele estava interessado em adquirir os produtos com 70 a 90% de desconto. “Não lembro de ver nada assim. Se conseguir comprar algo nessas condições, certamente participarei todas as vezes que ocorrer”, prometeu. Até aquele momento ele ainda não havia dado sorte com o cobiçado desconto.

E nós também não. Durante o período no shopping, recebemos dois avisos da “Super Desconto”. A promoção relâmpago, porém, vale apenas ao primeiro sortudo que captar o código no toten sinalizado na mensagem. Ou seja, além de rápido, você também precisará contar com um pouco de sorte de estar no lugar e momento certos (segue proposta semelhante ao jogo Pokémon Go).

Ainda assim, Diego Marcondes, gerente de Marketing da Ancar, garantiu que até domingo serão mais de 200 ‘Super Descontos’ (70 a 90%) ofertados nos shoppings. “Temos em nossa base mais de 6 milhões de clientes cadastrados. Essa será uma oportunidade e tanto para melhor conhecê-los e entender seus gostos”.

Notamos que no shopping há entre 2 e 3 totens em cada piso. Como o recurso exige que a pessoa permaneça com a câmera do celular apontada à figura durante o processo (se você desviar, o aplicativo é interrompido), isso pode tornar a experiência não tão agradável. Em alguns casos, percebemos a dificuldade de aproximação das pessoas ao toten.

A falta de representantes auxiliando os visitantes com o aplicativo também era clara (alguns totens eram assistidos por até 3 funcionários, enquanto outros estavam sozinhos).

No geral, a ideia proposta é muito boa e promove a interação dos visitantes. Mas é fato que alguns ajustes ainda precisarão ocorrer para finalmente cativar o uso do sistema. A começar pela diversificação dos produtos ofertados (nessa sexta-feira, 23/11, a grande maioria era voltada ao público feminino) e por sua divulgação.

Para Diego, a expectativa sobre o aplicativo é de um aumento de 9% no fluxo de pessoas e 13% em vendas, quando comparado ao mesmo período do ano passado.O game estará espalhado em 11 empreendimentos da rede, como os shoppings Pátio Paulista (SP), Itaquera (SP), Botafogo Praia (RJ), Pantanal (MT), entre outros.

Para economizar na Black Friday, vale enfrentar filas e comparar preços nas lojas

O intuito de Verônica Dantas, 35 anos, era o de comprar uma passagem de ônibus para a sobrinha, que viajará para a Bahia. Porém, as promoções de Black Friday das Casas Bahia mudaram o passeio da família: “Deixamos para comprar a passagem amanhã”, brincou Verônica, que mesmo desempregada não resistiu aos preços dos produtos.

Verônica Dantas, à direita após as compras na Black Friday

Segundo ela, foi depois de algumas pesquisas que finalmente decidiram comprar. “Mesmo enfrentando a fila da Magazine Luiza, não vimos muita vantagem nos preços e fomos até as Casas Bahia. E valeu a pena, pois encontramos coisas mais em conta”, relata.

Dentro das sacolas, a família levava duas chapinhas de cabelo (R$ 20, cada) e dois liquidificadores – esses, por R$ 100, cada. “Nos arrependemos um pouco só com os liquidificadores, pois percebemos que no Magazine Luiza eles custavam R$ 73”.

Apesar disso, todas estavam satisfeitas com a economia proporcionada pela Black Friday. Inclusive a pequena Carol, que seguia agora para escolher seus presentes de Natal.

Giuliano Gonçalves, da Redação E-Commerce Brasil

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