Além da Black Friday: conheça apostas do Google de planejamento para PMEs
A Black Friday é uma grande oportunidade para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) lucrarem, principalmente se souberem se sobressair no mercado para competir com as grandes magazines. Durante o Google Retail Summit, realizado na semana passada em São Paulo, o Google forneceu insights da mais recente pesquisa para que os varejistas consigam vender mais, não só na Black Friday, com ações simples de planejamento.
Mecânica promocional
Nas primeiras edições brasileiras, a Black Friday era lembrada apenas na sexta-feira. Porém, segundo o Google, a expectativa é de que a movimentação de compras se dilua neste ano. Dessa forma, a mecânica pode ser o grande diferencial. É preciso que as empresas se comuniquem mais com os clientes para gerar expectativa de escassez, dando a entender que aquele produto não estará disponível o tempo todo.
Grandes varejistas lançam mão de promoções com antecedência para a Black Friday, o que gera aumento na venda de produtos antes mesmo da data. A temporada deixou de ser exclusiva para a venda de eletrônicos. Agora, tudo é vendido na época. Veja outras grandes estratégias do Google que podem ajudar:
1 – Cross datas
A ideia de cross datas é impactar o cliente durante toda a temporada, e tem três etapas centrais:
- Construção de vitrine: é a hora de determinar quais produtos do portfólio são mais relevantes;
- Validação de estratégias: se quer lançar produtos novo, prepare sua audiência para alcançar novos clientes;
- Alavancar as vendas
Com estratégia bem definida, é possível aproveitar os bons resultados da Black Friday para lucrar também no Natal. A pesquisa do Google revela que 61,8% dos varejistas informaram que a Black Friday ajudou nas vendas de fim de ano. Já os clientes, disseram ter aproveitado a data para comprar presentes para si mesmos (72%), antecipar os presentes de Natal (17%) e presentear alguém em outra época comemorativa (14%).
2 – Venda prévia
Um terço das pessoas compram antes da sexta-feira de Black Friday, sendo 12% antes da semana anterior e 23% entre segunda e quinta. Por isso, uma boa ideia é antecipar as vendas para concorrer com os grandes varejistas.

3 – Lock-in dos clientes
Outro dado da pesquisa mostra que 57% dos e-shoppers brasileiros já fizeram compras por meio de aplicativos. Porém, se pretende usar apps, é necessário se antecipar para convencer o clientes dos benefícios que o serviço oferece para ele, como cupons de desconto.
Outro fator que retém vendas são os programas de fidelidade: o uso de programas de fidelidade cresceu 20%, 60% dos clientes que têm planos de fidelidade pretendem comprar com a marca e mais de 50% dos clientes preferem comprar em uma só loja mesmo pagando um pouco mais.
4 – Experiência de compra
A pesquisa também revela que a experiência de compra deve ser integrada e fluida. Um em cada três vendas offline é influenciada pelo digital. Por outro lado, a presença do multicanal impulsiona o negócio nas lojas físicas, pois é cada vez mais crescente o uso da loja física para conhecer o produto e comprar online.
5 – Facilidades de pagamento
Mecanismos que facilitam o pagamento e estimulam a compra são decisivos:
- UX: informações de cobrança lembradas e preenchidas facilitaram em 54% das vendas
- Parcelamento: 11% dos usuários dizem que facilidade na hora do pagamento é essencial
- Cashback: 11% dos consumidores usaram cashback na Black Friday de 2018
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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil