Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Além da Black Friday: conheça apostas do Google de planejamento para PMEs

Segunda-feira, 09 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

A Black Friday é uma grande oportunidade para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) lucrarem, principalmente se souberem se sobressair no mercado para competir com as grandes magazines. Durante o Google Retail Summit, realizado na semana passada em São Paulo, o Google forneceu insights da mais recente pesquisa para que os varejistas consigam vender mais, não só na Black Friday, com ações simples de planejamento.

Mecânica promocional

Nas primeiras edições brasileiras, a Black Friday era lembrada apenas na sexta-feira. Porém, segundo o Google, a expectativa é de que a movimentação de compras se dilua neste ano. Dessa forma, a mecânica pode ser o grande diferencial. É preciso que as empresas se comuniquem mais com os clientes para gerar expectativa de escassez, dando a entender que aquele produto não estará disponível o tempo todo.

Grandes varejistas lançam mão de promoções com antecedência para a Black Friday, o que gera aumento na venda de produtos antes mesmo da data. A temporada deixou de ser exclusiva para a venda de eletrônicos. Agora, tudo é vendido na época. Veja outras grandes estratégias do Google que podem ajudar:

1 – Cross datas

A ideia de cross datas é impactar o cliente durante toda a temporada, e tem três etapas centrais:

  • Construção de vitrine: é a hora de determinar quais produtos do portfólio são mais relevantes;
  • Validação de estratégias: se quer lançar produtos novo, prepare sua audiência para alcançar novos clientes;
  • Alavancar as vendas

Com estratégia bem definida, é possível aproveitar os bons resultados da Black Friday para lucrar também no Natal. A pesquisa do Google revela que 61,8% dos varejistas informaram que a Black Friday ajudou nas vendas de fim de ano. Já os clientes, disseram ter aproveitado a data para comprar presentes para si mesmos (72%), antecipar os presentes de Natal (17%) e presentear alguém em outra época comemorativa (14%).

2 – Venda prévia

Um terço das pessoas compram antes da sexta-feira de Black Friday, sendo 12% antes da semana anterior e 23% entre segunda e quinta. Por isso, uma boa ideia é antecipar as vendas para concorrer com os grandes varejistas.


3 – Lock-in dos clientes

Outro dado da pesquisa mostra que 57% dos e-shoppers brasileiros já fizeram compras por meio de aplicativos. Porém, se pretende usar apps, é necessário se antecipar para convencer o clientes dos benefícios que o serviço oferece para ele, como cupons de desconto.

Outro fator que retém vendas são os programas de fidelidade: o uso de programas de fidelidade cresceu 20%, 60% dos clientes que têm planos de fidelidade pretendem comprar com a marca e mais de 50% dos clientes preferem comprar em uma só loja mesmo pagando um pouco mais.

4 – Experiência de compra 

A pesquisa também revela que a experiência de compra deve ser integrada e fluida. Um em cada três vendas offline é influenciada pelo digital. Por outro lado, a presença do multicanal impulsiona o negócio nas lojas físicas, pois é cada vez mais crescente o uso da loja física para conhecer o produto e comprar online.

5 – Facilidades de pagamento

Mecanismos que facilitam o pagamento e estimulam a compra são decisivos:

  • UX: informações de cobrança lembradas e preenchidas facilitaram em 54% das vendas
  • Parcelamento: 11% dos usuários dizem que facilidade na hora do pagamento é essencial
  • Cashback: 11% dos consumidores usaram cashback na Black Friday de 2018

Leia também: Loja 4.0: como definir estratégia de venda online com ajuda da loja física

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.