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Black Friday 2022: principais tendências de pagamento para a data

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Melhor prevenir do que remediar. Esse ditado popular, bastante presente no dia a dia, ilustra a importância de nos anteciparmos frente a datas ou acontecimentos a fim de evitar imprevistos. E essa frase é ainda mais relevante para o varejo. Afinal, a Black Friday 2022 – data sazonal mais lucrativa do ano –, já está batendo à porta. Por esse motivo, revisar processos, aprendizados e estruturas é o melhor caminho para as boas vendas no período.

Neste artigo, você vai ficar por dentro das principais tendências de pagamento para Black Friday 2022 e saber como preparar a sua loja para vender mais.

Os resultados da Black Friday 2021 e as expectativas para 2022

A Black Friday é, sem dúvidas, a data mais importante para o comércio. De acordo com informações divulgadas pela NielsenIQ | Ebit, em 2021, as vendas do e-commerce brasileiro no período totalizaram R $4,2 bilhões, o que representa um crescimento de 5% em relação a 2020.

Além disso, houve também um aumento de vendas na semana que antecede a data mais aguardada para o varejo. Ainda segundo a NielsenIQ | Ebit, a esquenta Black Friday totalizou R $2,8 bilhões em vendas em 2021

E para esse ano, as expectativas são boas. De acordo com a pesquisa Black Friday 2022, realizada pelo departamento de Inteligência de Mercado Globo, pelo menos 50% dos brasileiros pretendem realizar alguma compra no período, o que representa um crescimento de 3% em relação a 2021.

Na classe A, os números são ainda melhores. Segundo o levantamento, pelo menos 65% dos entrevistados pretendem fazer compras na Black Friday.

Outro ponto relevante é a volta das compras presenciais. Apesar de o e-commerce ter sido o principal canal de vendas em 2021, 71% dos consumidores entrevistados afirmaram que um atendimento omnichannel melhora a experiência de compra.

Diante desses dados, fica nítida a importância de preparar a sua loja virtual o quanto antes.

E, claro, os meios de pagamento devem fazer parte do planejamento. Afinal de contas, eles têm impactado cada vez mais a decisão de compra dos consumidores, que buscam uma experiência sem fricção, transparente, segura e ágil.

Com a infraestrutura pronta e a estratégia certa, é possível sair na frente e garantir um excelente faturamento.

Quais são as principais tendências de pagamento para Black Friday 2022?

Nos últimos dois anos, os meios de pagamento passaram por grandes transformações, impulsionadas, principalmente, pela grande aceleração tecnológica durante a pandemia de COVID-19. Com o crescimento de meios de pagamento digitais e sem contato, os consumidores tornaram-se mais exigentes quanto às opções oferecidas.

Logo, oferecer métodos diversificados é uma importante ferramenta competitiva, capaz de aumentar o faturamento e melhorar a satisfação do cliente.

Confira, a seguir, as principais tendências de pagamento para a Black Friday 2022.

Pix

Após mais de um ano de operação, o Pix já é o segundo meio de pagamento mais utilizado do Brasil.

De acordo com dados do Banco Central, em maio deste ano, o método de pagamento instantâneo bateu o próprio recorde e acumulou 73,19 milhões de operações em um único dia.

E a tendência é que as transações por Pix cresçam ainda mais após o lançamento de novos serviços, como o Pix Cobrança, o Pix parcelado e o Pix troco.

Sendo assim, apostar no meio de pagamento é uma maneira de se diferenciar e aumentar as vendas na Black Friday.

Link de pagamento

O link de pagamento contém as informações sobre o pagamento que o cliente precisa realizar, e pode ser enviado por diferentes meios, como, por exemplo, aplicativos de mensagem e chats de redes sociais.

Com esse método, os clientes podem efetuar os pagamentos via cartão de débito, cartão de crédito ou carteira digital, a depender das opções oferecidas pelo lojista.

Carteiras digitais

As carteiras digitais já são utilizadas por mais 60% dos consumidores com smartphone, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Além disso, um estudo da Bain & Company apontou que, em 2022, as carteiras digitais irão representar 28% do mercado de pagamentos mundial e 47% dos pagamentos em e-commerce, o que as tornam um importante meio de pagamento para as vendas na Black Friday.

QR Code

O QR code é um código de barras que contém diversas informações sobre o pagamento. Para efetuar a transação, basta que o cliente leia o código utilizando o seu dispositivo móvel. De acordo com dados da empresa VR, os pagamentos contactless, como o QR code, aumentaram 33 vezes entre janeiro e junho de 2022.

Além disso, o QR Code representou 66% das compras do e-commerce em junho deste ano, o que o consolida como uma forte tendência para a Black Friday.

Pagamentos por aplicativos

Os pagamentos por aplicativos também despontam como uma forte tendência para o e-commerce em 2022. O Whatsapp Pay, por exemplo, foi autorizado a funcionar como iniciador de pagamento pelo Banco Central, e já se mostra uma opção ágil para processar as transações.

Como as soluções da iugu podem potencializar a sua Black Friday?

Como você viu, para ter bons resultados na Black Friday, é preciso se preparar bem antes. Pensando nisso, a iugu decidiu antecipar a Black Friday para que você consiga vender com a máxima potência na sua. Saiba como as nossas soluções podem te ajudar a faturar ainda mais.

Gateway robusto

O gateway de pagamento é o ambiente do site disponibilizado para realizar a transação financeira e garantir o recebimento pela loja, pela operadora ou pelo banco credenciado.

Além disso, o gateway permite que você ofereça diversos meios de pagamento para seus clientes, como cartão de crédito e débito, boleto e Pix, o que garante mais comodidade durante as compras.

Checkout transparente

Enquanto o checkout tradicional redireciona o cliente para outro site na hora de processar a compra, o checkout transparente mantém o comprador na mesma página. Assim, os consumidores não precisam sair do seu site para finalizar o pagamento.

Ele é uma ótima ferramenta para melhorar a experiência e ainda aumentar as taxas de conversão. A funcionalidade também ajuda a evitar fraudes e garante a segurança total das informações sensíveis.

Split de pagamentos

O Split de pagamentos é um mecanismo que divide um mesmo pagamento entre duas ou mais contas recebedoras. Ele é mais utilizado em negócios que funcionam com comissões ou divisões de pagamentos, como, por exemplo, os marketplaces.

Com a funcionalidade, a divisão é feita de forma automatizada. Assim,  quando o pagamento é processado no sistema, ele já pode ser dividido entre todas as partes, sem a necessidade de processos manuais e burocráticos.

API robusta

A iugu disponibiliza uma API Rest robusta, flexível, bem documentada e de fácil implementação. Com ela, você pode conversar com o nosso sistema, comandar ações, verificar as configurações e realizar as integrações com o seu sistema

Dessa maneira, é possível integrar com outros sistemas de pagamentos, checar vencimentos e executar procedimentos automáticos, como a emissão de nota fiscal, suspensão de serviços e envio de ações para empresas terceirizadas de cobranças.

Gestão financeira automatizada

A gestão financeira é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio. E para otimizar os processos financeiros da empresa, nada melhor do que contar com uma tecnologia de automatização transparente, ágil e eficaz.

Com a iugu, é possível acompanhar todas as movimentações financeiras em poucos segundos, e deixar os processos manuais no passado.

Então, não deixe de aproveitar a Black Friday iugu para potencializar ao máximo as vendas do seu negócio. A promoção é válida para os novos contratos no plano Essencial e Essencial + Split, e vai de 18 de julho até às 18h do dia 15 de agosto de 2022.

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