Redação E-Commerce Brasil

Black Friday 2021: como vender antes, durante e após a data?

Quarta-feira, 21 de julho de 2021   Tempo de leitura: 10 minutos

A última sexta-feira de novembro é conhecida mundialmente por sellers e lojistas virtuais, tendo em mente que é uma das datas mais assertivas para realizar vendas. Por isso, contar com um ebook para a Black Friday 2021, que contemple o pré, o durante e o pós da operação é um grande diferencial de mercado.

Em 2020, a Black Friday bateu recordes nacionais, faturando mais de R$ 3 bilhões, um aumento de 25,1% quando comparada ao ano anterior, segundo o R7. Estima-se que foram mais de seis milhões de pedidos realizados.

A realidade acima se tornou real graças, também, à pandemia de Covid-19, que resultou em vários novos consumidores digitais. Para a Black Friday 2021, a pergunta é: como manter – e aumentar – esses resultados?

É importante ressaltar que essa é a oportunidade de ouro para fidelizar clientes e multiplicar seu faturamento. Por isso, é relevante não só vender na Black Friday 2021, como também nas próximas.

Para te ajudar a ter bons resultados na BF, separamos um ebook gratuito com dicas para planejar, executar e realizar ações antes, durante e após a sexta-feira. Antes de apresentá-lo, no entanto, é válido observar algumas tendências para a data este ano.

Tendências para a Black Friday 2021 

Toda Black Friday traz consigo tendências que podem trazer ótimos resultados ao sellers. Confira as principais para 2021:

Os esquentas Black Friday continuam em alta 

Famosos desde que a BF ganhou força no Brasil, os esquentas para a data consistem em iniciar as promoções antecipadamente, seja no prazo de um mês, de uma semana ou de alguns dias.

Esquenta Black Friday é o nome dado às ações que acontecem antes da última sexta-feira do mês de setembro

É comum que os maiores benefícios fiquem seletos para a sexta-feira em si, mas apresentar produtos com bons descontos antes é uma forma de vender mais e por mais tempo.

Apenas certifique-se que você tem estoque suficiente para o prazo de esquenta, o que evita problemas com consumidores.

Entrega expressa 

As pessoas querem seus produtos com cada vez mais agilidade, o que torna a entrega expressa uma das grandes tendências para a Black Friday 2021.

Para atender a essa demanda, vale fazer parcerias com as entregadoras e nichar a entrega expressa para localidades que você tem certeza que conseguirá atender, afinal, produtos atrasados desagradam o consumidor grandiosamente.

Foco nas dores do consumidor 

Mercados de nicho e sellers que conseguirem direcionar anúncios para quem de fato interessa terão grandes resultados na Black Friday 2021, visto que uma das principais tendências da data é o foco total no consumidor.

O foco no cliente é uma das grandes tendências para a Black Friday 2021, visto que ele valoriza o consumidor e soluciona suas dores

As pessoas querem receber soluções e produtos diferenciados, que se conectem diretamente com suas dores. Por isso, foque em divulgar os benefícios do produto e trabalhe a segmentação de anúncios de forma assertiva.

Atendimento de qualidade 

As pessoas estão buscando por atendimentos humanizados, educados e que possuam boa comunicação. Por isso, invista em sua equipe de atendimento, para que todas as mensagens sejam devidamente respondidas em todos os canais de vendas – redes sociais, marketplaces, e-mail etc.

Além de agilidade na resposta, cuidado com a gramática e tom de voz amistoso são diferenciais que deixarão os usuários contentes. Pense, ainda, em como seu público-alvo se comunica, a fim de estabelecer contatos mais assertivos.

Valorização da identidade da empresa 

Cada vez mais, as pessoas buscam por marcas que levantam bandeiras e que se posicionam frente a diferentes pautas, como inclusão, sustentabilidade, entre outras.

As pessoas valorizam, cada dia mais, empresas que estão alinhas às causas as quais elas defendem

Para a Black Friday 2021, a procura por empresas que gerem identificação será grandiosa por parte dos consumidores. Portanto, aquelas que fazem algum trabalho engajado socialmente podem divulgar as ações antes da data, para que as pessoas encontrem a informação quando procurarem.

Lives de vendas 

Outra maneira de estimular a interação entre consumidor e loja, além do atendimento de qualidade, são as lives de vendas, ações que, em território chinês, movimentaram bilhões de dólares segundo o Estadão.

Estruturar uma transmissão ao vivo ajuda a mostrar o produto ao cliente virtualmente, a responder às dúvidas que ele tiver e a engajar a pessoa para que ela realize a conversão.

Crie uma jornada para a Black Fiday 

De acordo com a Época, as pessoas valorizarão experiências de compras bem desenvolvidas na Black Friday de 2021. Por isso, planejar uma ação com vários benefícios é um grande estímulo.

Reúna sua equipe e planeje uma jornada incrível para a Black Friday 2021

Descontos exclusivos para consumidores que participarem de determinada campanha, disponibilização de ebooks, de infográficos e de outros materiais, criação de cupons de desconto e desenvolvimento de um site funcional e seguro são grandes atrativos para uma experiência de compra interessante.

E como tirar o melhor ao vender na Black Friday 2021? 

O fundamental é se munir de informações e deixar tudo organizado previamente. Existem informações de ouro para vender na Black Friday:

  • Saber as melhores categorias para apostar
  • Saber lidar com sua curva ABC ao anunciar e precificar
  • Conhecer as tendências do comportamento do público
  • Estar atualizado sobre as principais reclamações e evitá-las
  • Além disso, é hora de revisar o seu back office, a fim de deixar tudo impecável, mesmo o que soar mais “arroz com feijão” da sua operação. Por isso, deve também:
  • Entender a logística e as melhores opções ao seu alcance
  • Ter em mente pelo menos uma média das datas e das regras importantes dos marketplaces (você sabe até quando pode mudar seus preços, por exemplo?)
  • Conhecer ferramentas que ajudem a blindar suas vendas contra erros e otimizem toda a operação
  • E claro, não dá para esquecer da Cyber Monday, que vem logo em seguida. Já não é de hoje que a Black Friday deixou de ser um evento de um único dia: muitos marketplaces comemoram a semana inteira, e emendam com a Cyber Monday, a segunda-feira de promoções focadas em eletrônicos. Se você tiver a chance de estudar sobre as duas datas, melhor ainda!

A chave do sucesso: planejamento 

Existem várias tendências, ações (afinal, ideias antigas que deram certo podem ser atualizadas e feitas novamente) e passos para que sua Black Friday seja um sucesso e traga ótimos resultados para a loja.

Logo, é fundamental que seu planejamento seja bem estruturado, para que não ocorra falhas e para que você use a data a seu favor.

Para te ajudar nesse processo, a equipe do ANYMARKET preparou um ebook com tudo que você precisa saber sobre o pré, durante e pós Black Friday 2021. Para baixá-lo gratuitamente, clique na imagem abaixo!

Leia também: API do ANYMARKET facilita integração com marketplaces

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