Redação E-Commerce Brasil

Black Friday em 2021 deve ter crescimento de 14,7%, afirma Conversion

Quinta-feira, 14 de outubro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

A Black Friday deste ano acontece no dia 26 de novembro, mas muitos lojistas já se preparam para trabalhar com promoções que possam atrair clientes ao longo de todo o mês. De acordo com recente pesquisa da Conversion, que consultou 400 brasileiros conectados à internet, houve um aumento na intenção de compra na Black Friday entre os consumidores. Em 2020, 76,50% dos brasileiros realizaram compras na data, enquanto para 2021, a expectativa é de que esse número suba para 87,75%.

“Em meio à pandemia de Covid-19, a Black Friday de 2020 foi mais digital. Devido à mudança de hábitos do brasileiro trazidos pela pandemia, tanto lojistas quanto consumidores migraram para canais digitais e consideraram mais as vendas e compras online”, reflete Diego Ivo, CEO da Conversion.

Apesar da crise sanitária estar diminuindo, no entanto, o comércio eletrônico segue como uma tendência, de acordo com a empresa. Segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados pretendem comprar online, seja em sites, lojas virtuais (56,98%) ou até mesmo em aplicativos de compras (14,81%). Ainda, 62,96% dos consumidores revelaram escolher as compras online por medo do contágio do coronavírus. No ano passado, este número era de 75,3%.

Maioria vai antecipar compras de Natal

A pesquisa da Conversion traz dados relevantes com relação à faixa de gastos para a data em novembro, refletindo que os consumidores estão preparados para realizar grandes compras. 29,78% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 500,01 e R$ 1.000,00 no período da Black Friday, enquanto apenas 4,56% planejam gastar até R$150,00.

Estes dados estão atrelados aos interesses dos respondentes, já que a maioria dos consumidores (86,04%) afirmou que pretende aproveitar a data para fazer compras de Natal. Inclusive, 81,77% também informaram que os preços mais baixos são o maior motivador para a realização das compras.

“Os brasileiros veem a Black Friday como uma época do ano positiva para realizar grandes compras por preços menores. Por isso, muitos consideram já antecipar a compra de presentes de Natal para a família e amigos, por exemplo”, diz Ivo.

Como a data é conhecida por incentivar os descontos e preços mais baixos, a pesquisa também buscou compreender o que os consumidores mais consideram para decidir realizar uma compra. O preço do produto é disparado o principal fator, com 83,48%, seguido de ser uma loja conhecida para efetuar a compra (54,7%), ter selos de segurança (38,18%) e ter boa avaliação no Reclame Aqui (37,89%). Confira abaixo os fatores que impactam na decisão de compra em um e-commerce:

Celulares, eletrônicos e moda são top 3 nas intenções de compra

Ainda de acordo com a pesquisa, o item mais desejado pelos consumidores são os celulares, representando 66,67% das intenções de compra. Eletrônicos e eletrodomésticos também compõem o topo da lista, com 60,68%, seguido da categoria de moda & acessórios, com 40,46%. Calçados (40,46%), casa & móveis (25,93%) e cosméticos (23,36%) também aparecem como categorias mais desejadas na Black Friday.

Apesar do setor de turismo estar em retomada, após grande impacto da pandemia, a categoria de turismo & viagens aparece na lista sem grande destaque. Apenas 12,82% dos consumidores pretendem usar a Black Friday para investir em uma futura viagem, por exemplo.

Americanas lidera como e-commerce preferido

O estudo também analisou os e-commerces favoritos dos entrevistados para a realização de compras na Black Friday. Em primeiro lugar, a Americanas surge com 17,67% da preferência dos consumidores, seguido de Magazine Luiza e Amazon, 14,9% e 11,98% da preferência, respectivamente. Casas Bahia (9,83%), Mercado Livre (9,68%) e Shopee (6,76%) também aparecem na lista de possíveis comércios eletrônicos escolhidos para compras, mostrando que a disputa entre os grandes e conhecidos e-commerces do país será grande.

Para conferir mais dados da pesquisa, acesse: https://lp.conversion.com.br/estudo-black-friday-2021

Leia também: Correios libera Inteligência de Geomarketing Endereçada para empresários

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER