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  Redação E-Commerce Brasil

Black Friday: estudo analisa redes sociais e revela intenção de compra dos brasileiros

Quarta-feira, 06 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Com o objetivo de entender a expectativa do brasileiro para a Black Friday, a Stilingue fez um levantamento nas redes sociais durante nove dias, entre 21 e 30 de outubro. No total, foram registradas 15 mil publicações, entre Facebook, YouTube, Twitter e Instagram, além de blogs, sites de notícias e comentários.

O estudo apontou que o consumidor pretende aproveitar as promoções criadas para a Black Friday. Mas, ao mesmo tempo, está acompanhando de perto os preços e descontos para conseguir o melhor negócio, seja no site ou na loja física. Termos como “dinheiro”, “promoção” e “desconto’ são alguns dos mais buscados.

Também foi possível verificar os produtos e serviços mais mencionados, assim como as marcas mais procuradas. Por outro lado, o termo “Black Fraude” também aparece nas buscas. Isso mostra que o brasileiro ainda desconfia de coisas como o prazo de entrega, se o produto será de fato entregue e do aumento de preços nas ofertas pré-Black Friday, principalmente entre os itens mais desejados, e está verificando se os preços ainda vão baixar até o dia 29.

Troca de celular é o principal desejo: Iphone e Xiaomi são destaques

Entre as categorias mais mencionadas, celular ficou em 1º lugar, com 651 menções. Foi seguido por lojas de departamento e eletrônicos, com 387, viagens (323) e informática (257), conforme os gráficos abaixo:

Categorias mais mencionadas sobre a Black Friday – Fonte: Stilingue
Categorias mais mencionadas sobre a Black Friday – Fonte: Stilingue

Foi identificado que as pessoas estão esperando a Black Friday para comprar um celular novo, termo que aparece em cerca de 4% das menções. Algumas delas se relacionam ao aparelho que está quebrando e quase não funciona mais. Além disso, o preço é aspecto prioritário na decisão. Entre as marcas, destaque para iPhone e Xiaomi, com cerca de 3% de participação nas conversas.

Distribuição de termos – Fonte: Stilingue

Varejistas mais mencionados: Casas Bahia, Amazon e Magalu

No que se refere às lojas de departamento e eletrônicos, as conversas giram em torno dos anseios dos consumidores para a data, mencionando lojas que possuem maior conectividade com o consumidor, os produtos mais procurados nestes varejistas e também o interesse em saber se a empresa já iniciou ou não a participação no evento. O fato de alguns deles já terem começado a apresentar as ofertas e promoções levam os consumidores a questionar até mesmo se outras lojas irão antecipar a participação ou se deixarão para fazê-lo no dia 29 apenas. As marcas mais mencionadas são Casas Bahia (6%), Amazon (5%) e Magazine Luiza (3%).

Distribuição de termos – Fonte: Stilingue

E, para quem pensa que as mulheres são as mais consumistas e engajadas com a data, o levantamento provou o contrário. Ele apontou que a maioria dos comentários relacionados às lojas e marcas vem dos homens. Foram 44% das menções, contra 32% das mulheres e 24% de organizações.

Gráfico 5 – Representação por gênero em relação às lojas e marcas – Fonte: Stilingue

Marcas devem se preparar para a Black Friday

Segundo Fernanda Belfort, Head de Marketing da Stilingue, é preciso que as marcas se preparem para a tomada de decisão ao longo da campanha. “Acompanhando as métricas e investigando o nível dos comentários dos consumidores, empresas têm um termômetro importante de como está a exposição da marca, o engajamento do público e até mesmo de garantir ofertas mais relevantes”.

“Se alguém reclamar nas redes sociais que algum produto importado está caro ou que o frete é demorado, encare como uma oportunidade de negócio frente aos seus concorrentes”, finaliza a executiva”.

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