Custos menores de operação, funcionamento 24 horas por dia, possibilidade de atrair clientes de outros estados ou países. Quem abre uma loja virtual conhece as vantagens que esse canal de vendas pode proporcionar em relação à loja física. Dados recentes reforçam esse argumento e colocam o e-commerce como uma verdadeira oportunidade para varejistas que buscam um desempenho de vendas acima da média do varejo.
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), no primeiro semestre de 2015, o volume de vendas em lojas virtuais cresceu 21,3%, em termos nominais. No mesmo período e base de comparação, o varejo como um todo teve um aumento de 7,4% no volume de vendas. Vale lembrar que o ICVA não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo. Graças a modelos matemáticos e estatísticos, o indicador não reflete somente a atividade do comércio utilizando-se cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo do varejo.
Informação para decisões estratégicas
Se o cenário é positivo para o e-commerce, a hora é de aproveitar as oportunidades. Para isso, informação qualificada é fundamental.
Qual o perfil de renda do meu cliente? Qual o dia da semana mais indicado para uma promoção? Vale a pena montar uma estratégia para a minha loja virtual na Black Friday?
Perguntas como essa fazem parte do cotidiano de qualquer empresário de e-commerce. E a Cielo, em sua busca constante para que seus clientes vendam cada vez mais, investiu no desenvolvimento de soluções que possam ajudar a respondê-las, contribuindo para a tomada de decisão estratégica dos varejistas. O Cielo Setorial, por exemplo é um raio-X dos indicadores dos diversos setores da economia brasileira. Já o Cielo Analítico mostra o comportamento de compra dos consumidores e como está o negócio do cliente em relação aos demais concorrentes de seu setor.
A oferta dessas soluções é possível por conta da robusta base de dados da companhia, proveniente de mais de 1,6 milhão de clientes em todo o Brasil e de uma participação de mais de 70% no mercado de e-commerce. Para se ter uma ideia, a Cielo capturou em 2014 quase 6 bilhões de transações e um volume financeiro equivalente a 9,4% do PIB brasileiro.
Mais informações sobre as soluções de Big Data da Cielo estão disponíveis no endereço www.cielo.com.br/produtos-e-servicos.
Por Dilson Ribeiro, Vice-presidente de Produtos e Negócios da Cielo