Logo E-Commerce Brasil

Best Buy lança programa de reciclagem e coleta domiciliar de U$ 200

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Best Buy quer manter os eletrônicos fora dos aterros sanitários – por um preço. Para reduzir o lixo eletrônico, a varejista lançou em abril um serviço de reciclagem de coleta domiciliar.

Agora, os clientes em qualquer lugar dos EUA podem solicitar a retirada de seus eletrônicos antigos. O serviço removerá e reciclará até dois grandes produtos – como TVs e eletrodomésticos principais – e itens menores, como laptops, câmeras e consoles de jogos. Com 70% das pessoas vivendo em um raio de 16 quilômetros de uma loja Best Buy, o serviço é conveniente para uma grande parte da população.

O serviço Standalone Haul-Away custa US$ 199,99, com aqueles inscritos em seu programa de associação, Best Buy Totaltech, economizando 20%.

“Sentimos que temos um papel importante a desempenhar para ajudar nosso planeta, incluindo estar presente durante todo o ciclo de vida de um produto – desde o momento em que um cliente começa a comprar até que o produto seja reciclado de forma responsável”, Tim Dunn, chefe de sustentabilidade ambiental da Best Buy , disse em comunicado. “Este novo serviço tornará este importante trabalho ainda mais conveniente para os clientes.”

A Best Buy diz que é a maior colecionadora de lixo eletrônico do país, com a empresa coletando mais de 2 bilhões de libras em eletrônicos e eletrodomésticos desde 2009 . Somente em 2021, a empresa disse que coletou mais de 192 milhões de libras de produtos de consumo para reciclagem. Mas, os clientes estão dispostos e são capazes de gastar cerca de US$ 200 para descartar adequadamente seu lixo eletrônico? E eles precisam?

Serviço da Best Buy

O novo serviço da Best Buy une algumas opções de reciclagem que o varejista já tem em movimento. A empresa tem uma oferta Haul-Away para os compradores quando eles compram uma nova televisão, eletrodomésticos ou equipamentos de ginástica, onde os produtos antigos podem ser retirados por uma pequena taxa.

Os clientes também podem deixar até três eletrônicos por residência, por dia, nas lojas Best Buy por meio de seu programa diário de reciclagem. Os compradores também podem participar do programa de troca da empresa, que oferece vales-presente em troca de itens eletrônicos de valor.

“Ajudamos a manter os dispositivos em uso por mais tempo e fora dos aterros, aproveitando nosso programa de troca de clientes, serviços de reparo Geek Squad, reciclagem responsável e lojas Best Buy. Essas são iniciativas que nossos clientes e fornecedores valorizam e capacidades que ninguém mais tem em nossa escala e amplitude”, diz Corie Barry, CEO da Best Buy.

O serviço provavelmente atrairá clientes que têm alguns itens grandes e, embora US$ 200 seja uma quantia razoável. O serviçi é uma “alternativa razoável” a serviços semelhantes, de acordo com Carlos Castelán, diretor administrativo do The Navio Group.

Leia também: Best Buy entra nos mercados de beleza e móveis

Fonte: Retail Dive