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  Redação E-Commerce Brasil

Beleza e bem-estar: como reduzir as barreiras na experiência

Terça-feira, 03 de maio de 2022   Tempo de leitura: 7 minutos

O setor de beleza e bem-estar ficou entre os três principais setores de desempenho de sites em 2019, passando para o primeiro lugar em 2020. O setor deveu algum sucesso à simplificação do processo de compra online, como a adição de aceitação de carteira digital. Ainda assim, tornar mais fácil – e mais provável – para os consumidores fazerem uma compra envolve muito mais do que apenas a tela de checkout. As recomendações de produtos na página e a ajuda do site ao vivo também desempenharam um papel importante na redução do atrito, assim como recursos como frete grátis.

Como resultado, o setor de beleza e bem-estar já estava bem posicionado quando a transformação digital acelerou após o início da pandemia no início de 2020. O distanciamento social forçou as empresas a tornar as opções de pagamento sem contato a norma, e os clientes passaram a esperar que as compras on-line oferecessem o mesmo nível de serviço como lojas físicas.

Os canais físicos e digitais convergiram cada vez mais, borrando as linhas entre o comércio tradicional e o digital.

Pagamentos

Antes da pandemia, as maiores preocupações de comerciantes e consumidores ao lidar com pagamentos eram segurança, comodidade e rapidez. A pandemia acrescentou saúde e segurança a essa equação. Os consumidores ficaram menos interessados ​​em pagar com dinheiro e até tiveram dúvidas sobre como lidar com cartões de pagamento e usar PIN pads. O pagamento sem contato, seja tocando um cartão no ponto de venda (POS) ou através do dispositivo móvel do consumidor, ganhou muita atenção, auxiliado por movimentos nos níveis governamental e bancário que incentivaram o uso sem contato.

Agora que comerciantes e consumidores fizeram a transição para pagamentos sem contato, a inércia está do lado dos sem contato – mas também a familiaridade e a conveniência. , a demanda por métodos de pagamento sem contato não está apenas vinculada a preocupações com a pandemia, mas provavelmente crescerá de forma independente.

Os salões têm feito questão de tirar partido desta transição, especialmente para os dispositivos móveis, uma vez que coloca essencialmente não apenas um POS nas mãos do consumidor, mas também uma plataforma de publicidade. O software de salão permitiu que as empresas agilizassem suas comunicações com os clientes, criando interações de agendamento mais eficientes e, ao mesmo tempo, concedendo oportunidades de upsell para sua clientela.

Beleza e bem-estar: presença online

O software desempenha um papel ainda mais óbvio nas compras on-line, e os consumidores mostram uma forte preferência por estocar produtos de saúde e beleza on-line. Doze por cento dos consumidores pesquisados ​​no final de 2021 disseram que estavam comprando produtos de saúde e beleza online mais do que em 2020.

Os varejistas de beleza e bem-estar que desejam capturar esses clientes on-line devem oferecer uma variedade de opções de pagamento. Treze por cento dos consumidores pesquisados ​​disseram que a disponibilidade de métodos de pagamento foi um fator decisivo para mudar para um comerciante diferente. Portanto, ter um software confiável que possa fornecer aos consumidores as opções de pagamento que eles precisam é essencial.

Eliminando atritos

Os varejistas de beleza e bem-estar podem obter todas as etapas do processo de checkout online perfeitas e ainda perder oportunidades de incentivar os clientes a comprar ou aumentar o tamanho das cestas. Isso ocorre porque existem vários pontos de atrito em potencial ao longo da jornada do consumidor online. Para resolver isso, muitas empresas adicionaram recursos às suas compras online inspirados em experiências de lojas físicas. Comprar produtos de beleza e bem-estar é uma experiência de compra muito pessoal, e recomendações na página e assistência ao vivo podem ajudar a adicionar o toque personalizado oferecido pela equipe de vendas nas lojas físicas.

Os varejistas também podem oferecer planos de assinatura para garantir relacionamentos de longo prazo com esses clientes e estão trabalhando para tornar o processo de assinatura mais fácil e amigável. Recursos de pausa, políticas de reembolso e frete grátis tornaram-se cada vez mais comuns em assinaturas on-line, e todos demonstraram melhorar as experiências dos assinantes. O segmento de beleza e bem-estar ainda é um dos mais exigentes para assinaturas e, portanto, oferece aos varejistas oportunidades significativas para se destacar da concorrência.

O espaço de beleza e bem-estar sofreu algumas das mudanças mais significativas devido à pandemia, mas também alcançou alguns dos maiores sucessos de adaptação. À medida que essas empresas buscam atrair e reter clientes, elas serão desafiadas a permanecer na vanguarda do que a tecnologia pode fazer.

Leia também: Que pontos-chave tornam a jornada do e-commerce uma experiência?

Fonte: PYMNTS

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