Logo E-Commerce Brasil

BCE dá primeiro passo em caminhada longa para euro digital

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Banco Central Europeu (BCE) deu o primeiro passo nesta quarta-feira (14) para o lançamento de uma versão digital do euro, parte de um esforço mundial para atender à crescente demanda por meios eletrônicos de pagamento e enfrentar o “boom” das criptomoedas.

Um equivalente eletrônico de cédulas e moedas, o euro digital provavelmente será uma carteira digital que os cidadãos da zona do euro poderão manter no BCE, em vez de em um banco comercial.

O esforço é para atender à crescente demanda por meios eletrônicos de pagamento

O Conselho do BCE deu formalmente o sinal verde para a fase de testes do projeto nesta quarta-feira. O período deve ser de 24 meses e ser seguido por três anos de implementação.

O principal objetivo da iniciativa é evitar deixar os pagamentos digitais para o setor privado, especialmente se o uso de dinheiro físico começar a diminuir, como aconteceu na Suécia.

“Nosso trabalho visa garantir que, na era digital, os cidadãos e as empresas continuem a ter acesso à forma mais segura de dinheiro, o dinheiro do banco central”, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde.

O BCE vai começar agora a trabalhar na concepção do euro digital, consultando partes interessadas que vão de bancos a varejistas.

A autoridade monetária também vai começar discussões com legisladores da UE para buscar mudanças legislativas que podem ser necessárias já que o euro digital não está previsto pelos tratados que criaram o bloco de países.

Leia também: União Europeia adia plano para imposto digital próprio

Fonte: Reuters, via 6 Minutos