Logo E-Commerce Brasil

Banco Central adia início do open banking para fevereiro

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O BC (Banco Central) adiou de 30 de novembro de 2020 para 1º de fevereiro de 2021 o início da primeira fase de implementação do open banking, compartilhamento de dados que promete baratear os juros. A última fase de implementação do projeto passou de 25 de outubro de 2021 para 15 de dezembro de 2021.

Na primeira fase, os participantes devem divulgar informações dos produtos e serviços que oferecem. Terceiros poderão consultar as informações, reunir as informações e comparar.

Na segunda fase, haverá o compartilhamento dos dados dos clientes. Os clientes devem autorizar. Só depois os dados podem ser compartilhados. Esta fase deve ser finalizada até 15 de julho de 2021 para a divulgação das transações dos clientes.

Na terceira fase, ocorre a iniciação de transações de pagamentos. Será finalizada até 30 de agosto de 2021.

Na quarta fase, ocorre a expansão dos serviços, até dezembro de 2021.

Como funciona o open banking?

O sistema estabelece o compartilhamento padronizado de dados e serviços por instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação.

Segundo o Banco Central, o objetivo é aumentar a competição no sistema financeiro, com a entrada de mais fintechs no mercado para oferecer produtos e serviços a clientes que hoje são atendidos basicamente apenas pelos grandes bancos.

Na avaliação do BC, o open banking empodera o consumidor, amplia a participação das fintechs no mercado, aumenta a inovação e a inclusão no mercado financeiro e, assim, promove a competitividade.

Todo e qualquer compartilhamento de dados só será realizado após claro consentimento do consumidor, destacou o diretor de regulação do Banco Central.

Leia também: Campos Neto: Pix vai gerar inclusão e reduzir custos para população

Fonte: UOL