Logo E-Commerce Brasil

Campos Neto diz que moeda digital ajuda em descentralização de operações financeiras

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira (30) que as moedas digitais estão colaborando para a descentralização das operações financeiras, bem como para o processo de monetização de carteiras de dados que no futuro devem fazer parte de um “grande arcabouço” de comércio de dados.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

“A gente vê esse mundo de finanças descentralizadas crescendo. E uma das coisas que fazem com que isso cresça é essa forma de pagamento digital”, disse no webinar “As moedas digitais do Banco Central”, realizado pelo escritório Mattos Filho Advogados.

Campos Neto repetiu que grande parte dos projetos recebidos pelo BC atualmente – seja via Lift (Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas), seja via Sandbox – já contempla ações fora da área de regulação do BC, como aplicativos e segmentação de produtos financeiros.

“(Com o comércio de dados) você vai ter um esvaziamento do que você está tendo hoje e criar uma nova mudança na intermediação financeira”, disse Campos Neto.

Leia também: Campos Neto diz que BC pode avançar em moeda digital até 2022, mas cita dilemas globais do projeto

Fonte: Reuters, via 6 Minutos