Logo E-Commerce Brasil

BC japonês buscará iene digital com design simples, diz diretor

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Qualquer moeda digital que o Banco do Japão (BOJ) emita deve ter um design simples que as empresas possam usar para desenvolver serviços financeiros e de pagamento para clientes, disse um alto funcionário do banco central nesta sexta-feira (15).

Se os bancos centrais decidirem emitir moedas digitais, eles precisam coexistir com os serviços de pagamento do setor privado, disse o diretor-executivo do BOJ, Shinichi Uchida.

“Para alcançar a coexistência vertical, um projeto relativamente simples de moeda digital do banco central (CBDC, sigla em inglês) é desejável para o setor privado usá-lo como um ingrediente” para desenvolver vários serviços, disse Uchida.

Empresas poderiam desenvolver serviços que permitam aos clientes usar tanto o CBDC quanto outros meios de pagamento numa única carteira, acrescentou ele.

O BOJ passará à segunda fase de testes do CBDC a partir de abril de 2022, com foco em algumas características-chave, como definir um limite para o valor que cada entidade pode reter.

Os bancos centrais globais têm intensificado esforços para desenvolver suas próprias moedas digitais para modernizar os sistemas financeiros e acelerar os pagamentos.

O BOJ disse que atualmente não tem planos de emitir CBDC, mas montou um painel regular para trocar pontos de vista com o setor privado como parte dos esforços para garantir que qualquer moeda digital que emita não reprima a inovação.

Leia também: Assaí pagará R$ 5,2 bilhão ao GPA para conversão de 71 pontos comerciais no modelo ‘cash & carry’

Fonte: Reuters, via 6 Minutos