Logo E-Commerce Brasil

Banco Inter ganha impulso em marketplace e descarta negociar venda do controle

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Banco Inter está avançando suas operações de comércio eletrônico, o que pode estar ampliando o interesse de potenciais investidores, mas uma venda do controle não está em discussão, disse o presidente-executivo, João Menin, à Reuters.

Segundo o executivo, com os efeitos da pandemia da Covid-19, entre eles o crescimento do e-commerce, o marketplace criado pelo Banco Inter em agosto passado atingiu neste mês a marca de R$ 2,5 milhões diários em transações. Isso ajudou a ampliar as receitas não financeiras do banco, já que as operações de compra e venda na plataforma rendem comissões para a empresa, que tem quase 6 milhões de clientes.

“Estamos no limiar de nos tornarmos uma plataforma de 1 bilhão de reais por ano em volume de negócios”, afirmou Menin em entrevista à publicação.

O marketplace foi um movimento do banco para deixar de ser uma plataforma apenas bancária e se tornar um Super App, e diversificar as receitas.

De acordo com o executivo, com os efeitos da pandemia, a meta de que as receitas financeiras representassem metade do resultado do grupo, antes previsto para um prazo de dois a três anos, pode ser agora atingida já na primeira metade de 2021.

Menin disse que isso ajudou a compensar a desaceleração nas operações de crédito em março e abril, dada a queda na demanda como efeito da crise.

“O ritmo não voltou totalmente, então a nossa expectativa para o ano vai ficar um pouco comprometida”, afirmou.

Consolidação?

Alvo de especulações de que poderia ser um alvo possível do BTG Pactualstrong>, que anunciou na véspera planos de fazer uma oferta subsequente de ações para acelerar iniciativas estratégicas e o crescimento da sua plataforma de varejo digital, o Banco Inter viu sua unit disparar quase 20% na B3.

No entanto, Menin disse que não está em negociações para eventual venda de participação acionária da companhia e não tem no radar uma possível venda do controle.

“No momento, não tem nenhuma negociação para alienação de participação acionária”, disse Menin. “Especulações sobre eventual interesse no Banco Inter mostram que viramos um player relevante no mercado”, acrescentou o executivo, mas que “negociar o controle não está no horizonte”.

Na tarde de terça-feira (23), a unit do banco subia mostrava queda de 0,5% no final do pregão, enquanto o Ibovespa avançava 0,7%.

Leia também: BC suspende novo serviço de pagamentos do WhatsApp no Brasil

As informações são da Reuters