Logo E-Commerce Brasil

B2W estreia entrega com tuc-tucs elétricos em algumas capitais do país

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A B2W Digital, dona das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato, vai colocar nas ruas uma frota de 90 tuc-tucs elétricos para entrega de produtos vendidos nas plataformas digitais. Os veículos vão atuar principalmente nas capitais do Sudeste, Sul e Nordeste do país.

Os novos tuc-tucs elétricos permitem transportar de 240 kg a 600 kg de mercadorias, conforme o modelo do veículo. Essa maior capacidade aumenta o sortimento e o tamanho dos produtos entregues, em comparação, por exemplo, às bicicletas.

Inicialmente, os tuc-tucs elétricos serão utilizados em entregas de pedidos em algumas capitais. Imagem: DivulgaçãoA iniciativa faz parte dos investimentos da companhia em soluções logísticas que gerem menos impacto no meio ambiente.

Segundo a B2W, além da eficiência de deslocamento, a nova frota evita as emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo com o alcance do ODS 13, da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que incentiva medidas contra a mudança global do clima. A expectativa é que a frota deixe de emitir cerca de 3 toneladas de CO2 na atmosfera por mês.

Tuc-tucs da B2W

O serviço de entrega por tuc-tucs vem sendo testado pela companhia no município de São Paulo nos últimos meses. São atualmente nove veículos elétricos em operação, com diferentes capacidades de carga. A frota de tuc-tucs atua em deslocamentos de curta distância, o chamado “last mile”, a última milha da logística de entrega.

“O tuc-tuc elétrico é um meio eficiente de deslocamento nos centros urbanos e tem a vantagem, em relação às bicicletas, de oferecer maior capacidade de carga. O serviço permite entregarmos mais rapidamente e itens de maior volume, ao mesmo tempo em que reduz a emissão de CO2 no meio ambiente”, afirma Welington Souza, diretor geral da LET’S, plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Americanas e B2W.

Para garantir a qualidade e agilidade das entregas por meio dos tuc-tucs, a B2W oferece aos seus parceiros treinamento para utilização dos veículos, que, diferentemente das bicicletas, demandam habilitação, além das regulares capacitações de excelência para atendimento ao cliente.

Ainda de acordo com a empresa, a iniciativa está em linha com a Agenda 2030 da ONU, na qual sociedade, governos e empresas se comprometem a desenvolver os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU até o ano de 2030, contribuindo para a estratégia de ESG da B2W Digital.

Em 2020, através do estudo de materialidade realizado para a nossa estratégia ESG, mapeamos os principais ODS que norteiam nossas ações, são eles: 4 – Educação de Qualidade, 5 – Igualdade de Gênero, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades e 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Leia também: B2W quer ampliar atuação em setor de supermercados e delivery