Logo E-Commerce Brasil

Awin aponta tendências e previsões para o marketing de afiliados em 2021

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Em seu relatório anual que examina como a indústria de afiliados está alimentando o aumento das vendas no e-commerce, a Awin, uma das maiores redes de marketing de afiliados do mundo, destaca seis tendências do mercado de afiliados para o ano de 2021.

A evolução das tecnologias de apoio ao marketing faz com que ano após ano surjam novas ferramentas que visam otimizar a jornada de uma venda online. Justamente por isso, analisar o cenário e prever tendências é algo fundamental para o mercado de afiliados.

“Empresas de tecnologia estão acostumadas com constantes transformações de soluções e demandas de mercado. Por isso, nossos especialistas destacaram os principais tópicos que consideram cruciais para o futuro da indústria de afiliados em 2021 e além”, afirma Rodrigo Genoveze, country manager da Awin no Brasil.

Confira as previsões:

Ano das pequenas e médias empresas

As PME´s podem ter vantagens distintas sobre os gigantes do varejo. Eles costumam fornecer serviços de nicho e vender produtos exclusivos. Margens mais altas nesses produtos frequentemente resultam em pagamentos de comissões extremamente atraentes para seus parceiros.

PME´s precisam de atalhos fáceis e eficazes, ganhos rápidos e tutoriais curtos. Se você é uma empresa que deseja mergulhar no marketing pago, pode configurar uma campanha básica em minutos em alguma ferramenta.

Não será a campanha otimizada ideal, mas pode entregar resultados imediatamente. Por que o marketing de afiliados não deveria espelhar essa abordagem?

As vantagens do aplicativo de rastreamento (Tracking) tornam sua adoção obrigatória em 2021

2020 foi o ano do aplicativo de rastreamento (tracking) na Awin. Em comparação com o desempenho de 2019, os números contam sua própria história de sucesso – 6x mais na receita do anunciante, 1,7x mais na comissão do editor e 1,5x mais anunciantes integrados que excederam 1.000 vendas rastreadas. Seus primeiros usuários alcançaram taxas de conversão até 80% maiores.

Com mais de 70% dos minutos online gastos em smartphones, é preciso reconhecer a crescente importância dos usuários de smartphones e aplicativos para todas as partes envolvidas – anunciantes, editores e. Junto com integrações mais fáceis e uma compreensão mais onipresente do vasto valor do rastreamento de aplicativos, o canal de afiliados verá um número recorde de anunciantes em todo o mundo integrar o rastreamento em seu programa de afiliados.

O modelo de ‘tecnologia de aluguel’ do afiliado permitirá que as empresas terceirizem a inovação digital

Um dos muitos problemas que a ruptura de 2020 trouxe à tona foi a falta de habilidades digitais em grande parte da população global. Bloqueios, lockdowns e restrições físicas forçaram muitas pessoas a fazer muitas coisas online às quais não estavam acostumadas.

A lacuna de habilidades digitais é um tópico que vem crescendo em importância para muitos países ao redor do mundo há vários anos. Mas 2020 abriu as portas para o dilema e deixou claro que a educação e o treinamento construtivos eram escassos, e com a publicidade digital, não é diferente.

Portanto, para que o marketing de afiliados siga crescendo em 2021, soluções mais intuitivas são primordiais. Estas soluções devem ser baseadas na premissa de terceirizar a aquisição de clientes e, mais recentemente, o reconhecimento da marca, de forma a otimizar seus recursos locais ou fornecer funções analíticas que os clientes não podem construir ou criar por si próprios.

Redes como a Awin desenvolveram soluções universais que podem hospedar esses parceiros para que uma marca possa inseri-los rapidamente em seus próprios sites com um único clique e avaliar seu impacto.

Adaptabilidade é característica do canal de afiliados e impulsionará ainda mais crescimento em 2021

Ainda não sabemos ao certo todas as consequências permanentes da pandemia. Tudo aponta para mudanças monumentais de consumidores em comércio eletrônico e serviços digitais. No entanto, por mais que se fale de um “novo normal”, as circunstâncias continuam a evoluir em cada continente, nação e cidade.

A mudança é nossa única constante e é mais rápida, maior e mais imprevisível do que em qualquer momento da memória recente.

O modelo de CPA de desempenho no qual a Awin é fundada agora representa o padrão ouro do marketing digital, permitindo que as marcas invistam com risco mínimo. Por sua vez, os parceiros afiliados são livres para aplicar o foco nas marcas que os recompensam melhor. Para todas as partes, o rastreamento Awin permite relatórios transparentes e em tempo real para que decisões baseadas em insights possam ser tomadas.

Todas essas qualidades ganharam nova urgência à medida que a pandemia devastou economias ao redor do mundo no início de 2020. Em busca de novas oportunidades e fontes de receita confiáveis, muitas empresas recorreram ao canal afiliado. Como era de se esperar, testemunhamos algumas parcerias criativas em toda a rede, à medida que muitos de nossos clientes adaptaram agilmente suas ofertas e experimentaram de maneiras totalmente novas.

Nos últimos 12 meses, a Awin deu as boas-vindas a um número histórico de novos parceiros. Os benefícios do marketing de afiliados estão se estendendo a empresas iniciantes e de base como nunca antes, e este movimento deve ser acompanhado pela rede para entregar soluções que atendam a este perfil de parceiros e manter a marca registrada de adaptabilidade do modelo de afiliados.

A atribuição pode finalmente cumprir seu potencial omnichannel após a disrupção digital de 2020

A mudança na dinâmica entre o comportamento digital e físico do consumidor é obviamente uma grande oportunidade – mais do que nunca. Os relatórios de vendas online e offline e seus respectivos planos de marketing foram historicamente isolados. Embora a indústria fale sobre abordagens omnichannel há anos, aqueles capazes de adotar esses modelos estavam limitados a grandes anunciantes com grandes recursos de capital ou outliers progressivos.

No entanto, um dos “presentes” oferecidos em 2020 é a oportunidade de combinar todos esses pontos de contato em uma única experiência do cliente. Se isto se apresenta como lojas físicas sendo usadas de uma maneira mais experiencial e sites sendo usados ​​como a “caixa registradora”, ainda será visto. No entanto, hábitos que começaram a mudar há muitos anos foram significativamente acelerados.

Portanto, os profissionais de marketing agora serão compelidos a planejar suas estratégias de forma holística, o que só pode ser realizado de maneira adequada usando uma combinação de modelos de planejamento que preveem como os mundos físico e digital interagem. O acesso a dados que podem informar esse pensamento estratégico é obviamente fundamental.

À medida que as empresas continuam a reiniciar seus esforços de marketing em 2021 e são forçadas a reaprender suas combinações de marketing interno, o acesso a dados honestos, transparentes e atribuídos é absolutamente essencial e se tornará ainda mais democratizado.

Para muitos anunciantes, os canais de marketing digital continuarão a ter uma parcela maior dos orçamentos no mundo pós-pandemia. Isso colocará um foco maior na necessidade de transparência e na subsequente identificação de valor e oportunidades de investimento. 2021 é uma chance de fundir o físico com o digital, não de desenvolver um às custas do outro.

O crescimento da indústria de afiliados em 2021 não deve ocorrer às custas de nossos padrões existentes

2020 provocou um interesse renovado dos anunciantes, não apenas nos setores mais amplos de publicidade digital e comércio eletrônico, mas especificamente nos ROIs confiáveis ​​que são a base do marketing de desempenho.

Uma pesquisa do Gartner com CMOs no final de 2020 sugeriu que 65% deles estavam planejando aumentar seus investimentos em marketing de afiliação em 2021. Este é o tipo de reconhecimento que os líderes da indústria de afiliados desejam há anos.

Mesmo assim, faríamos bem em não nos precipitar e nos arrastar sem pensar em direção a esse crescimento. Parte do sucesso da indústria de afiliados ao longo dos anos tem sido uma consequência de sua abordagem iterativa – escalando lenta e metodicamente em todo o mundo, desde os playgrounds locais do “Velho Oeste” até o mercado profissional internacional de hoje.

Se 2021 deve ser o ano em que o marketing de afiliados e parceiros realmente rompe o teto de vidro do CMO, então precisamos garantir que apresentamos a melhor versão do que nossa indústria pode fazer. E isso significa estabelecer padrões robustos que nos fornecem uma plataforma para crescer coletivamente.

Claro, definir e concordar sobre quais devem ser esses padrões é um dos principais obstáculos. Felizmente, esse tem sido um assunto de debate entre lideranças do mercado nos últimos anos. Seja por meio de estruturas de autorregulação elaboradas pelo Conselho de Marketing Afiliado do Reino Unido, os esforços da Associação de Marketing de Desempenho nos Estados Unidos ou o recém-formado Grupo de Trabalho Afiliado IAB na Austrália, esses tipos de colaboração intersetorial são essenciais para garantindo que os padrões sejam discutidos, estabelecidos e mantidos.

Com a indústria configurada para prosperar em 2021, é responsabilidade das empresas e organizações em posições de autoridade e influência, garantir que os padrões positivos da indústria sejam mantidos.

Para acompanhar o relatório completo, acesse o link.

Leia também: Parlamentares dos EUA segue para Alabama em meio a crescente apoio a funcionários da Amazon.