Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Autopeças é categoria líder de vendas no Mercado Livre desde 2014

Quinta-feira, 14 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Autopeças segue como categoria líder de vendas no Mercado Livre, disse Leandro Ribeiro, Head da categoria de Autopartes no Mercado Livre, durante o Mercado Livre Experience, no último dia 02 de Setembro. O setor de acessórios automotivos viveu um verdadeiro boom crescendo 75% no e-commerce entre 2015 e 2016, segundo dados do E-bit. Segundo dados do Mercado Livre, 82% dos que compram peças e acessórios usam a internet e 39% são e-shoppers frequentes.

Em sua palestra Ribeiro destacou o crescimento da participação de consumidoras neste setor, apesar de 70,4% dos consumidores de autopeças do Mercado Livre ainda serem do sexo masculino. “Vemos um crescimento do público feminino consumindo esta categoria, que já representa 29,6% das compras”, explica. Entre os consumidores de acessórios automotivos (produtos como rádio, rodas, tapetes, etc), a predominância é do sexo masculino, da classes B e C, e em geral mais jovem (20 a 30 anos), enquanto no setor de peças automotivas (aditivos, filtros, palhetas, escapamento, etc), o consumidor é mais velho (25 a 54 anos), e predominam as classes A e B.

Leandro Ribeiro, Head da categoria de Autopartes no Mercado Livre

Para Ribeiro o segredo do alto volume de vendas está justamente na necessidade de manutenção dos carros. “Ninguém acorda e fala: quero comprar um para-choque, mas quando surge a necessidade, as pessoas vão para a internet”, disse. Ribeiro ressalta a escolha do título e da categoria adequadas como fundamentais para converter mais vendas dentro do marketplace. “Se você categorizar errado, vai vender errado, entregar uma experiência ruim e possivelmente ter logística reversa”, apontou. Além disso, variáveis como número de vendas, de visitas, perguntas e a reputação afetam o posicionamento do lojista no marketplace.

Além disso, uma descrição específica do produto contribui significativamente na captação de demanda de quem precisa de determinado produto. “Linhas (descrições) incompletas geram muitas perguntas e poucas vendas”, explica Ribeiro. No caso dos produtos que se aplicam a vários veículos, Ribeiro aconselha fazer um único anúncio por aplicação e usar o novo widget de buscas do Mercado Livre (Part Number), que ajuda o consumidor a filtrar produtos por marca, modelo, ano e versão (busca por compatibilidade da seleção), além de aumentar a exposição e melhorar a conversão do lojista.

Veja outros dados interessantes:

  • O hábito de compra de embreagem é por unidade;
  • O hábito de compra de pneu já tem um comportamento diferente: está em alta a venda do kit com 4 unidades (e até com 5 unidades), marca e medida são os atributos mais relevantes e mais buscados, seguidos por índice de carga e velocidade;
  • Exceção: produtos relacionados à áudio: perfil de compra por impulso. Marca e modelo são atributos mais buscados, e fotos de alta qualidade e com fundo branco são fatores influenciadores de conversão (mais de 40% das conversões de venda desses produtos são influenciados pela imagem);
  • Motos e acessórios (capacetes e vestuário): fotos e descrição são importantes, sendo marca, modelo e versão, atributos principais;
  • Categorias destaque no Mercado Livre: suspensão, freios, pneus, filtros e ignição;
Fonte: Mercado Livre

Destaques de crescimento de vendas no Mercado Livre:

Suspensão: 102%

Freios: 99%

Pneus: 102%

Filtros: 101%

Ignição: 92%

Motos: 91%

Embreagem: 106%

Motor: 85%

Car Audio: 85%

“Construa marcas criadoras de hábitos”, diz professor de Standford durante Mercado Livre Experience

Mercado Livre Experience: inovação é menos romantismo, mais execução e eficiência em resolver problemas!

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.