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  Redação E-Commerce Brasil

Autopeças é categoria líder de vendas no Mercado Livre desde 2014

Quinta-feira, 14 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Autopeças segue como categoria líder de vendas no Mercado Livre, disse Leandro Ribeiro, Head da categoria de Autopartes no Mercado Livre, durante o Mercado Livre Experience, no último dia 02 de Setembro. O setor de acessórios automotivos viveu um verdadeiro boom crescendo 75% no e-commerce entre 2015 e 2016, segundo dados do E-bit. Segundo dados do Mercado Livre, 82% dos que compram peças e acessórios usam a internet e 39% são e-shoppers frequentes.

Em sua palestra Ribeiro destacou o crescimento da participação de consumidoras neste setor, apesar de 70,4% dos consumidores de autopeças do Mercado Livre ainda serem do sexo masculino. “Vemos um crescimento do público feminino consumindo esta categoria, que já representa 29,6% das compras”, explica. Entre os consumidores de acessórios automotivos (produtos como rádio, rodas, tapetes, etc), a predominância é do sexo masculino, da classes B e C, e em geral mais jovem (20 a 30 anos), enquanto no setor de peças automotivas (aditivos, filtros, palhetas, escapamento, etc), o consumidor é mais velho (25 a 54 anos), e predominam as classes A e B.

Leandro Ribeiro, Head da categoria de Autopartes no Mercado Livre

Para Ribeiro o segredo do alto volume de vendas está justamente na necessidade de manutenção dos carros. “Ninguém acorda e fala: quero comprar um para-choque, mas quando surge a necessidade, as pessoas vão para a internet”, disse. Ribeiro ressalta a escolha do título e da categoria adequadas como fundamentais para converter mais vendas dentro do marketplace. “Se você categorizar errado, vai vender errado, entregar uma experiência ruim e possivelmente ter logística reversa”, apontou. Além disso, variáveis como número de vendas, de visitas, perguntas e a reputação afetam o posicionamento do lojista no marketplace.

Além disso, uma descrição específica do produto contribui significativamente na captação de demanda de quem precisa de determinado produto. “Linhas (descrições) incompletas geram muitas perguntas e poucas vendas”, explica Ribeiro. No caso dos produtos que se aplicam a vários veículos, Ribeiro aconselha fazer um único anúncio por aplicação e usar o novo widget de buscas do Mercado Livre (Part Number), que ajuda o consumidor a filtrar produtos por marca, modelo, ano e versão (busca por compatibilidade da seleção), além de aumentar a exposição e melhorar a conversão do lojista.

Veja outros dados interessantes:

  • O hábito de compra de embreagem é por unidade;
  • O hábito de compra de pneu já tem um comportamento diferente: está em alta a venda do kit com 4 unidades (e até com 5 unidades), marca e medida são os atributos mais relevantes e mais buscados, seguidos por índice de carga e velocidade;
  • Exceção: produtos relacionados à áudio: perfil de compra por impulso. Marca e modelo são atributos mais buscados, e fotos de alta qualidade e com fundo branco são fatores influenciadores de conversão (mais de 40% das conversões de venda desses produtos são influenciados pela imagem);
  • Motos e acessórios (capacetes e vestuário): fotos e descrição são importantes, sendo marca, modelo e versão, atributos principais;
  • Categorias destaque no Mercado Livre: suspensão, freios, pneus, filtros e ignição;
Fonte: Mercado Livre

Destaques de crescimento de vendas no Mercado Livre:

Suspensão: 102%

Freios: 99%

Pneus: 102%

Filtros: 101%

Ignição: 92%

Motos: 91%

Embreagem: 106%

Motor: 85%

Car Audio: 85%

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