Logo E-Commerce Brasil

Aumento de 11% nas vendas registra maior alta anual do E-commerce

De acordo com o relatório MasterCard SpeadingPulse, as vendas no comércio varejista brasileiro registrou uma queda de 3,2% em relação ao mês de agosto em 2015. A média de queda dos últimos três meses foi de 3,9%, ligeiramente menos negativa do que do que no segundo trimestre do ano que registrou 4,5%.
Para o e-commerce os dados tiveram destaque positivo. O aumento foi de 11% o que indicou maior alta anual desde setembro de 2015.
No e-commerce, os resultados positivos foram para os setores de móveis e vestuário. Fora do e-commerce, dos sete setores analisados, supermercados, materiais de construção, artigos pessoais e de uso doméstico e produtos farmacêuticos superaram as vendas totais. Enquanto isso, vestuário, combustíveis, móveis e eletrônicos não tiveram o mesmo desempenho.
“A inflação continua a apresentar um quadro preocupante, mas deve diminuir até o final do ano”, afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica da Mastercard Advisors, em nota. “Ainda assim, os ventos contrários direcionados aos gastos do consumidor brasileiro são muitos. Desse modo, o panorama continua pouco otimista no curto prazo.”
Na divisão geográfica, houve queda em agosto nas regiões Norte (-1,0%), Sul (-0,7%) e Nordeste (-0,3%), que ficaram atrás da média nacional. Já o Sudeste e o Centro-Oeste superaram o resto do País em crescimento ano sobre ano, registrando 1,4% e 3,3%, respectivamente.
O SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.
Segundo a empresas, o indicador e as previsões de tendências de gastos não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da companhia.

Fonte: Exame (http://exame.abril.com.br/economia/noticias/vendas-no-varejo-encolhem-3-2-em-agosto-diz-mastercard)