Logo E-Commerce Brasil

É possível aumentar tráfego com estratégias de CRO?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Não é incomum a visão de que, enquanto o marketing lida com o público “da porta do e-commerce para fora”, as estratégias de CRO – Conversion Rate Optimization – são responsáveis pela experiência “da porta para dentro”. Contudo, isso nem sempre é totalmente verdade. Otimizações voltadas à conversão podem sim impulsionar o resultado de táticas que visam mais tráfego, mesmo que indiretamente. Em outras palavras, a experiência “da porta para dentro” pode impactar positiva ou negativamente o que acontece além do site ou e-commerce. E isso não vale só para conversões que são vendas.

Conhecida pelo slogan “a rádio que toca notícia”, desde 1991, a CBN (Central Brasileira de Notícias) precisava que esse discurso fosse além do rádio. Nessa transição de canais, seu site – no caso, um portal de notícias – deveria proporcionar a melhor experiência possível para quem interage com os conteúdos apresentados. E o que fazer para obter melhores resultados num exemplo assim? É possível pensar somente em otimizações “internas” quando o objetivo principal do portal é noticiar, difundir informações e alcançar mais pessoas? Obviamente, a resposta é não. Agora, vamos aos porquês.

rádio CBN - central brasileira de notícias

Estúdio da Rádio CBN

Análise: se este não é o primeiro passo, é quase certo que a direção está errada

Por mais que – quando o assunto é otimização – muita gente pare na análise, este é um passo que sempre precisa ser dado antes de tudo. Para as atualizações que ocorreram no portal, a CBN trabalhou junto com um time de especialistas em conversão. Com equipes de vários departamentos envolvidas em cada etapa do processo, o fluxo de CRO foi crucial para que as otimizações “da porta para dentro” acontecessem. Podemos listar algumas melhorias realizadas desde a versão inicial do portal:

  • Havia problemas claros quanto à estrutura. A organização das informações foi revista e a hierarquia foi repensada;
  • O layout do portal foi redesenhado para facilitar a navegação e tornar a experiência do usuário mais fluida;
  • As editorias no menu de navegação passaram a ser personalizáveis. Além disso, espaços publicitários foram incluídos em seções específicas do portal;
  • A página interna de notícias foi reestruturada para atender à necessidade de inclusão de conteúdos em formatos diferenciados em cada publicação;
  • Um player de áudio da rádio foi incluído no portal, além de recursos para acessibilidade, como a leitura completa do site e áudio das notícias;
  • O portal passou a ser responsivo para otimizar a navegação de diferentes dispositivos;
  • Visando reduzir o tempo necessário para publicar notícias, algumas mudanças foram realizadas no painel administrativo para facilitar e agilizar o processo. Vale destacar que esses ajustes otimizaram o tempo dos jornalistas responsáveis pelas publicações em nada menos que 10x.

Assim como muita gente se esquece que CRO não se resume a análise, há quem não se lembre de uma parte extremamente importante na otimização de conversão: SEO. É neste ponto que as estratégias podem ir bem além das ações para, simplesmente, “pôr ordem na casa”…

Mas e o tráfego? Como o CRO pode ajudar “da porta para fora” de um site?

Uma das equipes envolvidas nas etapas do CRO é focada em otimizações para mecanismos de busca – SEO (Search Engine Optimization). No caso do trabalho desenvolvido para a CBN, algumas das tarefas do time de SEO da Nerau CX foram:

  • Implementar o sitemap-news (sitemap do Google Notícias) no portal;
  • Publicar o site no Publish Center do Google, cadastrando todas as seções editoriais do portal;
  • Auxiliar no desenvolvimento de um crawler que substitui as notícias mais antigas por novidades – ação que, além de otimizar o site, melhorou a indexação do portal ao Google.

Com o CRO em prática, o fluxo de medir, analisar, otimizar e testar se estende a resultados que vão além do site ou e-commerce em si. A CBN é um exemplo claro de que é possível conciliar estratégias de otimização de conversão e o aumento de tráfego. Tudo bem que de nada adianta aumentar o tráfego sem focar na melhor experiência. Ainda assim, se existe preocupação com esses dois fatores, as conquistas só tendem a se potencializar. A consequência disso? Resultados como os alcançados pela CBN:

  • Duplicaram as visitas ao portal;
  • Triplicou o número de páginas navegadas por usuário – dado de extrema relevância se considerarmos o potencial de atração de anunciantes do portal;
  • Aumentou em 71% o tempo de leitura das notícias;
  • O portal obteve um ranqueamento melhor no Google.

O que é conversão para você? Por mais que a resposta varie a cada caso, vivenciar uma rotina de hipóteses e testes é essencial para otimizar a taxa que mais importa para você. É possível melhorar sua conversão com seu tráfego atual. Contudo, seja para esse caso, ou para ir além, e agregar mais tráfego às estratégias de otimização, é imprescindível ter uma equipe de especialistas em conversão trabalhando junto do seu time. Tem dúvidas sobre como funciona o ciclo do CRO? Converse com a Nerau CX e entenda o que pode ser feito para aprimorar seus resultados desde já.

Leia também: André Farber, ex-Boticário, é novo CEO da Dafiti Group.