Logo E-Commerce Brasil

Ativistas franceses protestam contra expansão da Amazon no país

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Ativistas empilharam caixas de papelão fora do prédio do Ministério das Finanças em Paris na sexta-feira (4), em protesto contra a expansão da Amazon na França, enquanto a varejista online lançava no país uma campanha atrasada de Black Friday.

Reunidos no pátio do ministério, manifestantes de três grupos — ANV-COP 21, Attac e Amis de la Terre — colocaram uma faixa na fachada do prédio com o slogan “mudança de proprietário” e com os rostos do chefe da Amazon Jeff Bezos e do presidente francês, Emmanuel Macron.

“A Amazon está destruindo empregos e o meio ambiente na França. Ela planeja uma expansão massiva na França com dezenas de armazéns já construídos e mais por vir. Exigimos um congelamento (na construção de novos armazéns)”, disse Sandy Olivar Calvo, porta-voz do ANV-COP21, à Reuters.

Impasse da Amazon

Os ativistas veem a gigante do varejo dos EUA como um fator primordial na urbanização de terras agrícolas, um processo que eles dizem estar contribuindo significativamente para as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade ambiental.

Questionado sobre um possível congelamento de novos armazéns, o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, disse que a construção de novas casas foi o que mais contribuiu para a urbanização de terras agrícolas.

A varejista e empresas semelhantes são responsáveis por “apenas uma pequena porcentagem” do processo de urbanização e estão criando muitos empregos, disse ele à BFM TV.

Em reação ao protesto de sexta-feira, a Amazon disse que investiu 9,2 bilhões de euros na França e está “na origem” da criação de 130 mil empregos, disse uma porta-voz.

Leia também: França investiga Wish por suposta venda de produtos falsificados

Fonte: Reuters