Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Atividade do comércio recua 0,5% em novembro, aponta Serasa Experian

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país recuou 0,5% em novembro, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Quando comparado com novembro/17 houve alta de 5,4%. Com estes resultados, no acumulado do ano de 2018 até novembro, a atividade varejista cresceu 6,7% frente ao mesmo período de 2017.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista em novembro foi impactada negativamente pelos excessos de feriados e suas respectivas “pontes” que aconteceram naquele mês, diminuindo o fluxo dos consumidores nas lojas.

Três segmentos varejistas apresentaram recuos em novembro/18, a saber: móveis, eletroeletrônicos e informática (-0,8%); veículos, motos e peças (-1,0%); e combustíveis e lubrificantes (-0,9%), sempre na comparação com outubro/18. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas manteve-se estável em novembro/18 e, no território positivo, encontramos os segmentos de material de construção (0,9%) e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,6%).

No acumulado do ano até novembro, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 11,7% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 7,7%. Todos os demais segmentos varejistas ainda registram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,5%); combustíveis e lubrificantes (-1,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-3,0%); material de construção (-5,1%).

Confira a série histórica.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.