Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Atividade do comércio recua 0,5% em novembro, aponta Serasa Experian

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país recuou 0,5% em novembro, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Quando comparado com novembro/17 houve alta de 5,4%. Com estes resultados, no acumulado do ano de 2018 até novembro, a atividade varejista cresceu 6,7% frente ao mesmo período de 2017.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista em novembro foi impactada negativamente pelos excessos de feriados e suas respectivas “pontes” que aconteceram naquele mês, diminuindo o fluxo dos consumidores nas lojas.

Três segmentos varejistas apresentaram recuos em novembro/18, a saber: móveis, eletroeletrônicos e informática (-0,8%); veículos, motos e peças (-1,0%); e combustíveis e lubrificantes (-0,9%), sempre na comparação com outubro/18. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas manteve-se estável em novembro/18 e, no território positivo, encontramos os segmentos de material de construção (0,9%) e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,6%).

No acumulado do ano até novembro, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 11,7% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 7,7%. Todos os demais segmentos varejistas ainda registram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,5%); combustíveis e lubrificantes (-1,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-3,0%); material de construção (-5,1%).

Confira a série histórica.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.