Logo E-Commerce Brasil

Atividade do comércio abre 2014 em alta de 1,7%

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas abriu o ano de 2014 em alta. Houve expansão de 1,7% na atividade varejista em janeiro/14 na comparação com dezembro/13, já descontados os fatores sazonais. Na comparação com janeiro de 2013, a alta do movimento varejista foi de 5,9%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, as liquidações de início de ano e as promoções do varejo automotivo, atraindo os consumidores para as concessionárias por conta da virada da tabela do IPI, impulsionaram a atividade varejista neste início de ano. As férias de início de ano, favorecendo o segmento de combustíveis e lubrificantes, e a onda de clima quente e seco neste verão, auxiliando o segmento de material de construção, foram fatores adicionais ao resultado positivo da atividade varejista em janeiro de 2014.

Varejo no Brasil - Serasa Experian

Os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática (crescimento de 7,4%) e o de combustíveis e lubrificantes (alta de 4,2%), puxaram para cima a atividade varejista em janeiro de 2014. Também com resultado positivo registaram os segmentos de material de construção (1,7%); veículos, motos e peças (1,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (1,1%). Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas acusou queda no seu movimento em janeiro de 2014 (recuo de 0,3% perante dezembro/13), embora tenha crescido 7,4% contra janeiro de 2013.