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Atendimento Digital Completo: uma experiência cada vez mais necessária para o consumidor

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Quantas vezes você já desistiu de comprar um produto e abriu mão de um serviço por conta de um atendimento digital ruim? A experiência ao longo da jornada de compra é algo que o consumidor 5.0 valoriza — e muito. Como falamos de uma geração cada vez mais conectada, é preciso que as marcas pensem em um atendimento digital coerente e integrado em toda a jornada, evitando ruídos ao longo da comunicação, para entregar cada vez mais uma experiência completa e omnicanal.

Sabemos que esse novo perfil de consumidor está muito disposto a vestir a camisa da sua marca, mas, para isso, seus valores e ideias precisam ser similares. Quando o posicionamento digital de uma empresa converge para garantir uma experiência cada vez mais próxima àquilo que o usuário deseja, é natural que haja essa identificação. Ao mesmo tempo, uma experiência negativa pode ser o fim da linha nesse relacionamento.

Já pensou em fornecer informações completamente diferentes em canais de comunicação da sua marca, com linguagens diferentes? Com certeza o seu usuário não vai saber no que confiar. Uma comunicação de marca integrada engloba um conjunto de informações tanto visuais quanto ligadas à cultura organizacional. A experiência omnicanal precisa ser fluida e, mesmo em diferentes canais da sua marca, levar confiabilidade e um único tom de voz.

Como evitar as experiências negativas?

Essencialmente, é importante pensar em frentes ao estabelecer o relacionamento digital para criar uma experiência capaz de atingir e superar as expectativas de clientes e ainda alinhada com os objetivos da empresa.

Esclareça todo o seu processo e defina uma estratégia de relacionamento que esteja alinhada com a jornada de compra do seu consumidor. É preciso ter uma unificação de ações, ou seja, todo o movimento da empresa voltado para essa mudança de mindset. De forma que essa transformação no atendimento não seja tratada como uma ação pontual, mas sim uma nova cultura necessária para a relevância da marca. Isso significa derrubar obstáculos para atingir o melhor resultado no atendimento ao consumidor.

Para auxiliar nesse processo de integração da comunicação, a automatização do seu atendimento pode ser uma ótima estratégia para ganhar escala e precisão. Com uma estratégia bem definida e um parceiro preparado para oferecer uma plataforma capaz de lidar com a sua demanda, é possível oferecer contatos cada vez mais inteligentes e entregar uma experiência à altura das exigências e expectativas do novo consumidor.

Lembre-se: marcas fortes atraem consumidores exigentes que associam o seu produto ou serviço a uma referência dentro do seu mercado.