Logo E-Commerce Brasil

Assistente de voz do Google está sob nova investigação antitruste da UE, diz MLex

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Google, da Alphabet, está sendo investigado pelos órgãos reguladores antitruste da União Europeia para saber se ele está forçando fabricantes a usarem o Google Assistent como o assistente de voz padrão em dispositivos Android, segundo a agência de notícias MLex publicou na quinta-feira (9).

A Comissão Europeia afirmou em junho que a sua consulta ao setor de dispositivos conectados à internet levantou preocupações das pessoas que responderam sobre certas práticas de exclusividade relacionadas a assistentes de voz, como produtores de pequenos dispositivos impedidos de instalar um segundo assistente de voz.

Imagem da palavra Google

O órgão regulador está checando se os usuários podem usar pelo menos dois assistentes de voz ao mesmo tempo

Os dispositivos de voz mais populares da Europa são a Alexa, da Amazon, a Siri, da Apple, e o Google Assistant. Espera-se que o mercado global dobre para 8,4 bilhões de dispositivos, de 4,2 bilhões, entre 2020 e 2024, segundo a empresa de pesquisa de marketing Statista.

O órgão supervisor de concorrência da UE pediu que fabricantes de dispositivos forneçam qualquer evidência de que estão sendo forçados a pré-instalar o Google Assistant e se o Google quer exclusividade, banindo rivais dos dispositivos Android, disse a MLex.

O Google não tinha um comentário em primeiro momento. A Comissão se recusou a comentar e direcionou as perguntas à entrevista coletiva da principal autoridade antitruste da UE, Margrethe Vestager, em junho, sobre a consulta.

A comissão também quer saber se o Google está usando o processo de certificação para novos dispositivos para assegurar exclusividade de outras maneiras e a importância da Google Play Store para diferentes ecossistemas, afirmou a MLex.

O órgão regulador também está checando se os usuários podem usar pelo menos dois assistentes de voz ao mesmo tempo, informou a agência de notícias.

O Google já foi multado em mais de 8 bilhões de euros pela Comissão na última década em três casos separados.

A Comissão afirmou que emitirá um relatório final sobre a consulta no primeiro semestre de 2022 e, em seguida, pode ou não abrir investigações.

Leia também: Coreia do Sul força Google e Apple a abrir pagamentos em apps

Fonte: Reuters, via Money Times