Redação E-Commerce Brasil

Aplicativos de varejo devem dominar as vendas do setor online em poucos anos

Quarta-feira, 23 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Com mais produtos e serviços disponíveis, a demanda dos consumidores levou as marcas a diversificarem os seus canais digitais, desenvolvendo soluções móveis que oferecem aos usuários soluções na ponta dos dedos dois usuários sempre que a demanda de compra surge.

De fato, a App Annie prevê que 75% de todas as transações de e-commerce sejam feitas via mobile a partir de 2021. O uso de aplicativos de varejo está liderando o ranking de downloads de aplicativos em 2018, com 5,7 bilhões de downloads, um aumento de 0% em comparação a 2015. Este aumento de uso levou a uma previsão de receita de U$270 bilhões em 2019 e $510 bilhões em 2022, de acordo com a eMarketers.

Os aplicativos de varejo mobile não são mais opcionais, eles são uma peça fundamental no quebra cabeça de qualquer varejista que esteja tentando se conectar com seus clientes e entregar bons resultados.

eMarketer

No entanto, apesar do crescimento explosivo das compras por meio do aplicativo, ainda existem varejistas que precisam focar sua atenção neste ponto de contato essencial com seus clientes, pois acreditam que apenas um site mobile é suficiente.

Com os aplicativos se tornando parte do padrão de compra dos consumidores, os varejistas precisam focar suas estratégias de marketing em três pontos essenciais, 1 – fidelidade à marca 2 – engajamento 3 – vendas, é claro.

Embora os aplicativos desempenhem um papel fundamental em fidelizar os clientes com a marca, e é o canal mais eficiente quando falamos de conversão de vendas, ainda existem alguns desafios que os varejistas devem tomar cuidado.

Opções ilimitadas

Com tantas marcas de e-commerce e de compras disponíveis, o usuários tem opções quase ilimitadas para garantir um único produto. Além disso, os pesos pesado do mercado como Alibaba e Amazon dominam cada vez mais o mercado, e é por isso que fidelizar os clientes e oferecer uma experiência diferenciada está se tornando cada vez mais importante.

Campanhas de preços baixos e descontos agressivos podem ser muito eficazes na aquisição de usuários, mas não necessariamente garantem uma receita de compras constante.

Dentre todos os setores, os apps de compras fazem parte dos mais atingidos por fraudes mobile na aquisição de usuários, devido a sua grande escala e aos pagamentos acima da média (altos CPI’s). No primeiro trimestre de 2019, a AppsFlyer registrou uma taxa global de 14% de fraudes em aplicativos de compras, e a exposição financeira chegou a USD 222 milhões, ou 29% de todas as perdas globais com fraudes no período.

Gerar conversões contínuas e múltiplas compras depende em grande parte de uma experiência personalizada do usuário. Isso pode ser feito por meio de deep linking, notificações de push e publicidade direcionadas com ofertas de descontos.

Embora as recompensas de engajar usuários de compra sejam muito efetivas, os profissionais de marketing deve se atentar as regulamentações de privacidade dos usuários na era do GDPR.

Vários dispositivos

A jornada de um consumidor de compras geralmente se estende por vários dispositivos, plataforma e canais, dada a variedade de ações de marketing online e offline e a disponibilidade de vários pontos de contato.

Uma compra pode iniciar em uma pesquisa no desktop, passando pelo mobile web, download de um aplicativo e posteriormente compra na loja, ligar estes pontos de maneira a entender a jornada do cliente é fundamental para melhorar a jornada do cliente, promovendo uma experiência personalizada e mais afetiva com os consumidores.

Para finalizarmos, gostaríamos de complementar que uma verdade indiscutível do marketing de aplicativos é que não existe estratégia de marketing e processos sem métricas e optimização, não apenas KPI’s básicos, mas também métricas granulares que mapeiam todo o funil de conversão, para fundamentar tanto a aquisição como o reengajamento de usuários.

Quer saber mais sobre marketing de aplicativos, acesse o guia “Atribuição Mobile e Marketing Analytics para aplicativos de Compras“.

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