Redação E-Commerce Brasil

Apps de redes sociais dominam smartphones no Brasil, revela pesquisa

Sexta-feira, 19 de julho de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Uma pesquisa sobre as principais tendência e mudanças no ambiente mobile no Brasil revelou quase 60% dos entrevistados têm o aplicativo WhatsApp na tela inicial dos seus smartphones. Já o Facebook é preferência de 47%. Instagram (37%), Uber (16%) e Facebook Messenger (15%) fecham a lista dos apps mais presentes na primeira tela.

Os dados são baseados em informações da Anatel e em um levantamento realizado com cerca de duas mil pessoas pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box. “É uma fotografia deste mercado, no momento atual”, disse Fernando Paiva, Editor-Chefe de Conteúdo, do Mobile Time, que apresentou os números durante o Fórum E-Commerce Brasil 2019.

Leia mais: Compras pelo celular cresceram 41% em 2018, aponta Ebit

O app preferido

De acordo com a pesquisa, o WhatsApp aparece na frente também quando o assunto é preferência. O resultado surgiu depois que os entrevistados responderam à pergunta “Qual app instalaria se pudessem ter apenas um aplicativo instalado em seu aparelho de celular?” Na sequência, aparecem Facebook, Instagram e Google.

Uso de celular como canal de vendas

De março de 2015 a março de 2019, subiu de 62% para 82% a proporção de internautas brasileiros com smartphone que já fizeram alguma compra de um bem físico por meio de um app ou site móvel.

Desses, 67% tinham comprado pelo menos uma vez nos últimos 30 dias, por meio do celular. E, para os que já compraram, a maioria prefere usar o aparelho celular em vez do desktop.

Além disso, cerca de 50% topariam comprar por meio do WhatsApp se fosse possível.

Segundo Paiva, os dados mostram a grandeza do setor e a força que o smartphone exerce sobre os clientes de e-commerce e m-commerce.

Por Rafael Chinaglia, da redação do E-Commerce Brasil.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.