Logo E-Commerce Brasil

Ant avalia se transformar em holding financeira para acalmar reguladores

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Ant Group está considerando transformar a maior parte de seus negócios financeiros online em uma holding que seria regulamentada da mesma forma que instituições financeiras tradicionais, disseram duas pessoas com conhecimento direto do assunto.

Reguladores, principalmente o banco central, querem que o Ant Group transforme seus negócios de gestão de fortunas e seguros, bem como o credor online MYbank, que o Ant possui propriedade minoritária, em uma holding financeira, disse uma das fontes à Reuters.

Não estava claro se a unidade de pagamentos do Ant, o Alipay, que foi lançado em 2004 e é o segundo maior gerador de receita para o grupo depois dos empréstimos ao consumidor, também entraria na estrutura da holding.

O Ant Group não quis comentar.

Ant sob supervisão

O Banco do Povo da China (PBOC), o banco central, disse em comunicado à Reuters que o Ant está elaborando um plano para criar uma holding financeira e que a empresa deve garantir que todas as suas operações financeiras sejam colocadas sob supervisão regulatória.

O grupo controla uma série de instituições financeiras e deve abrir uma holding de acordo com a lei, disse o banco central na terça-feira (29).

As mudanças propostas para os negócios da fintech chinesa ainda não são definitivas e estão sujeitas a revisão, disseram as fontes.

A medida, se finalizada, reduziria a avaliação do grupo, que teria valor de mercado de US$ 315 bilhões em seu IPO suspenso no mês passado. Isso se deve principalmente devido à sua estrutura como fornecedora de tecnologia, em vez de instituição financeira.

Leia também: China multa acordos envolvendo Alibaba e Tencent por práticas monopolistas

Fonte: Reuters