Logo E-Commerce Brasil

André Nobre fala sobre gestão de equipes remotas durante Fórum 2021

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Comunicação, gestão do tempo e decisões distribuídas, na visão do Head Of Engineering da Farfetch, André Nobre, esta é a tríade perfeita para gerir, com sucesso, times remotos e distribuídos. “Gestão de equipes remotas e squads de desenvolvimento” foi o tema da palestra apresentada por ele, nesta terça-feira (14), no Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection.

Nobre define como time distribuído aquele grupo de pessoas que não trabalha em escritório, com jornada padrão e mesmo fuso horário. Para esse grupo, não há locais centrais como referência, mas sim diferentes fusos horários e diferentes localidades.

Pesquisas apontam que essa é uma tendência que veio para ficar, mesmo no pós-pandemia do coronavírus (Covid-19), mas o grande desafio é como gerir esses grupos. Nobre defende que a adoção de regras é crucial para maximizar a colaboração e aumentar a eficiência entre os colaboradores.

“Não se faz um trabalho distribuído ou remoto, simplesmente, fazendo uma transição dos processos tradicionais considerando que vão funcionar no modelo alternativo”, pontua.

Comunicação

Um dos pontos-chave, para Nobre, está na comunicação eficiente. Ele citou um estudo que relacionou a frequência da comunicação com a distância da separação, foi observada uma queda exponencial no quanto as pessoas se comunicam em relação à quão distantes estão.

No que tange a grupos distribuídos, o grande dilema, afirma Nobre, é a tentativa de solucionar o problema com um excesso de comunicação síncrona, dadas as complexidades da distância, dos fusos horários, das estruturas entre outras.

“Nesses modelos, é muito importante que façamos uma definição clara do que é uma comunicação síncrona, do que é uma assíncrona e quando essas abordagens devem ser utilizadas. Quando começa esse trabalho remoto e distribuído há uma grande concentração da comunicação nesse bloco de comunicação síncrona, é muito normal que a gente faça uma vídeo call para tudo e isso traz um certo nível de estresse”, opina.

Uma saída apontada por ele é a comunicação por vídeos, que comunica de forma assíncrona e passa a mensagem idependente do fuso horário. Ele ainda acrescenta que a comunicação síncrona é bem-vinda e gera bons resultados, desde que seja utilizada da maneira correta.

Gestão do tempo

Para Nobre, em um cenário de times distribuídos a relação entre as pessoas deve ser uma preocupação constante. “Se eu tenho menos comunicação síncrona de forma desnecessária, seu eu garanto a comunicação assíncrona para itens importantes me sobra tempo para trabalhar o que realmente é complexo, que é a relação das pessoas, isso é extremamente importante”, ressalta.

Decisões distribuídas

Os modelos mais comuns de tomadas de decisões são aqueles em que uma pessoa toma a decisão por todos e aquele em que as deliberações são construídas em consenso. O grande problema em cenários de equipes distribuídas, aponta Nobre, é que o consenso é muito complexo.

“A decisão deve ser tomada por aquele time mais próximo do trabalho a ser realizado. O nível de excelência sobre a clareza, os objetivos e os resultados, independente da metodologia, é extremamente importante para gerar autonomia na tomada de decisão”, defende.

Impactos em termos de tecnologia

Para abordar essa temática, Nobre dividiu o assunto em quatro blocos que linkam com comunicação, gestão do tempo e decisões distribuídas:

  • Radar de Tecnologia – ferramenta de comunicação que incentiva a colaboração entre os times;
  • Internal Open Source – que aproxima os times e possibilita que um utilize uma solução criada por outro;
  • Internal Platforms – tecnologia usada para evitar a criação de soluções duplicadas em uma mesma empresa, o que garante a otimização de custos e o alinhamento de ideias;
  • Composable Solutions – garante a criação de plataformas que possibilitam configurações que exigem menos comunicação síncrona.

Por Tatiana Moura, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil.

O Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection acontece nos dias 13, 14 e 15. O evento de alcance global conta com a participação de especialistas e grandes nomes do comércio eletrônico. Acompanhe ao vivo.

Leia também: Nômade digital: uma tendência que veio para ficar.