Logo E-Commerce Brasil

Americanas S.A. inaugura 1ª loja autônoma do RIOgaleão, sem caixas ou vendedores

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Americanas S.A. inaugurou a nova loja Ame Go na terça-feira (23), no Aeroporto Internacional Tom Jobim — o RIOgaleão. Com tecnologia desenvolvida pela Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios da Americanas S.A., a nova Ame Go será a primeira loja autônoma da companhia a operar em ambiente de alto fluxo.

Com o conceito “pegou, levou”, sem vendedores, sem fila e sem checkout, a Ame Go vai proporcionar uma experiência de consumo mais ágil e independente. A unidade aberta no RIOgaleão, uma das principais portas de entrada do Brasil, espera um aumento de 79% na movimentação total de passageiros durante o mês de dezembro.

Loja Ame Go

Loja Ame Go no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RIOgaleão. Imagem: Divulgação

Baseada em inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, a Ame Go é uma tecnologia de loja que oferece uma experiência de compra completamente autônoma, rápida e segura. Na jornada do cliente, o super app Ame Digital libera o acesso à loja por QR Code; as câmeras reconhecem sua biometria corporal, e sensores e balanças identificam quando o consumidor faz a retirada dos produtos da prateleira. O espaço possui wi-fi próprio e o valor das compras é debitado no super app, logo após a saída do cliente da loja, sem checkout.

Localizada no embarque doméstico, espaço estratégico onde é possível atender 100% dos passageiros, visitantes e, atualmente, quase 8 mil pessoas da comunidade aeroportuária, a Ame Go possui 35 m² e terá um mix variado e sazonal de produtos de diferentes categorias. Há itens como alimentos, bebidas, doces, vestuário, itens de higiene pessoal e até opções para presentes.

Tecnologia e os novos hábitos de consumo

Segundo a a Americanas S.A., há dois anos, a companhia vem testando, em ambientes mais controlados, o conceito de “compra independente”, por meio da tecnologia de pagamento desenvolvida pela Ame em parceria com a startup americana Zippin — especializada em modelos autônomos.

“Muito mais que um centro de compras, a Ame Go é uma experiência inovadora e em constante aprimoramento, que reflete não só os novos comportamentos, mas as tendências de consumo e o que ainda está por vir”, explica João Guerra, CTO da plataforma física da Americanas S.A..

“Um dos objetivos do nosso motor de inovação é promover o uso de novas tecnologias em todas as plataformas e isso inclui as lojas físicas da Americanas S.A.. A Ame Go é o resultado da combinação de dois dos nossos ativos únicos, que são a nossa cultura de inovação constante e a nossa plataforma física com ampla expertise no varejo, para proporcionar uma experiência de consumo cada vez mais customizada, fluida e surpreendente”, destaca Guerra.

“A inauguração reforça o posicionamento do RIOgaleão como um aeroporto que vai além de um local para chegadas e partidas. Temos investido na experiência do passageiro, trazendo operações de renome para fazer com que a jornada dos viajantes seja cada vez mais confortável, por isso estamos muito felizes com a chegada da Ame Go. Com certeza será mais uma parceria de sucesso”, explica Tatiana Pizzolante, gerente de Varejo do RIOgaleão.

Leia também: Americanas S.A. expande frota de veículos elétricos para mais estados