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Americanas.com: a atenção aos sellers e os aprendizados da pandemia

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em uma bateria de perguntas na abertura da 12ª edição do Fórum E-Commerce Brasil, o Grand Connection, o Diretor Executivo da Americanas.com, Valmir Andrade, contou como se manter atrativo aos sellers nessa reinvenção de mercado. Sobre o tema, levantou a tarefa que é oferecer tudo para o cliente, onde ele quer adquirir. “Criamos a plataforma para convidar e incluir democraticamente os sellers nessa missão de atender aos clientes. Portanto, a atenção depositada aos sellers é levada a sério, ouvindo seus feedbacks para evoluirmos as plataformas”.

Dentro da Americana.com, Andrade diz que há lojistas que estão começando e outros que já atuam há tempos. E, por isso mesmo, há todo um trabalho personalizado, a fim de apresentar para cada caso uma solução. “Nossa política de frete grátis com benefícios aos lojistas trouxe resultados de taxas de conversão muito altos. Como consequência, tivemos uma redução de cancelamento de pedidos, otimizando praticamente um terço dos pedidos que sofriam com atrasos. Lembro ainda que a velocidade e qualidade das respostas aos clientes tiveram grande impacto positivo também”, completou.

Ainda que a plataforma conte com empresas grandes, Andrade entende o potencial dos pequenos e micro empreendedores, que precisam de apoio (além dos grandes). “A maioria dos sellers que entraram esse ano é de micro e pequenos lojistas. Como benefício eles recebem uma entrega rápida para otimizar os seus negócios, assim como crédito para desenvolverem os seus negócios. Com essa contribuição, podem, por exemplo, expandir o estoque no negócio”.

Resultados de marketing

A plataforma de publicidade (Ads) é um investimento de performance importante para o lojista da Americanas.com. Isso porque a empresa tem uma audiência grande, e essa visibilidade precisou ser trabalhada para otimizar o investimento. “Uma das transformações que o mercado sofreu foi a transição entre físico e digital. Para tanto, oferecemos uma séries de funcionalidades para tornar essa experiência fluída e otimizar o processo como um todo”.

Além de crescer o GMV em 62%, Andrade afirmou que a receita em Ads dentro da Americanas.com aumentou em 200% no segundo trimestre de 2021. “Isso mostra muito como o nosso trabalho de traçar a estratégia mais eficaz aos sellers anunciantes, com soluções customizadas, funcionou muito bem”.

Live commerce – tem espaço para os sellers?

A pandemia foi um trampolim para o investimento no live commerce pela Americanas.com, e mostrou aos sellers a importância da demonstração do produto ao cliente. Por consequência, um grande investimento em tecnologia acompanhou essa plataforma de comércio por vídeo. “A Americanas ao vivo tem grande propósito de conectar a demonstração do produto com a compra do cliente. Quem demonstra já está com o cliente tomando a decisão de compra, colocando o produto no carrinho”.

De acordo com Andrade, o início da plataforma começou com produtos próprios, que trouxeram aprendizados. Posteriormente, levou a operação ao marketplace. “Os resultados foram muito bons, com busca de produtos multiplicadas por 10, sendo a conversão 7 vezes maior”, vibrou. As lives passaram a ser feitas todos os dias da semana, uma vez que se entendeu o tráfego qualificado que era trazido, com pessoas que de fato querem comprar.

Para o executivo, o futuro do live commerce é um só: “todos já têm a câmera. Agora, é preciso falar com propriedade sobre o produto. Ao falar disso corretamente no programa, a chance de converter é enorme. Além dos sellers, qualquer pessoa que entenda sobre o produto poderá usufruir dessa plataforma”, garantiu.

Desafios de tecnologia

Na pandemia, todos foram pegos de surpresa em relação à tecnologia. A adaptação, porém, foi muito rápida e a demanda dos clientes que foram para o online cresceu exponencialmente. “Passamos a buscar eficiência ao que já fazíamos e contratamos pessoas específicas para dar continuidade a esse crescimento. Somos uma empresa de tecnologia, por isso aplicamos esse conhecimento para que os sellers e clientes se conectem da melhor forma possível”, finalizou.

Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil.

O Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection acontece nos dias 13, 14 e 15. O evento de alcance global conta com a participação de especialistas e grandes nomes do comércio eletrônico. Acompanhe ao vivo.