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  Redação E-Commerce Brasil

América Latina tem menor custo por instalação de aplicativos do mundo

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

Um aplicativo que quer investir em anúncios para conquistar novas instalações encontra na América Latina os preços mais baixos. O custo por instalação de apps na região por meio de anúncios em banner, vídeo, nativos e intersticiais chega a ser 5 vezes menor que o registrado nos Estados Unidos e Canadá. É o que aponta o segundo relatório Mobile Ad Creative Index, da Liftoff.

Leia também: Gastos com apps de carona, comida, música e filme chegam a 8% da renda

A pesquisa analisou 353 bilhões de impressões, 4,8 bilhões de cliques e 189 milhões de instalações em cerca de 1400 apps no mundo entre novembro de 2018 e outubro de 2019. O objetivo do relatório foi investigar a eficácia de cada tipo de anúncio (banner, vídeo, intersticiais e nativos) em cada uma das regiões do mundo: América do Norte (EUA e Canadá), América Latina, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e APAC (Ásia e Oceania).

“Nos Estados Unidos, os celulares já ultrapassaram a televisão em termos de audiência. Ou seja, uma estratégia efetiva de anúncios móveis é essencial para as empresas atingirem o consumidor moderno”, avalia Antonio Affonseca, general manager da Liftoff no Brasil.

Mercado em ascensão, América Latina tem menor custo por instalação

O custo médio por instalação de apps na América Latina é de US$ 0,64, menor do mundo em comparação com outras regiões. Na América do Norte (EUA e Canadá), esse valor chega a US$ 3,21. A diferença se explica pela maturidade dos dois mercados: a América Latina ainda é considerada uma “promessa” no mundo dos apps, enquanto os norte-americanos possuem o mercado mais consolidado.

A região da APAC (Ásia-Pacífico), que engloba as maiores populações do planeta e tem um mercado sólido, registrou custo médio de US$ 0,80. Na região de EMEA, o custo médio por instalação foi de US$ 3,21.

Custo de instalação de aplicativos por região

Android deve superar iOS em receitas com anúncios em 2020

Investir em marketing no Android continua sendo uma opção mais barata em comparação com o concorrente iOS. Em banners, o custo por instalação do Android teve queda de 11% em relação ao último relatório da Liftoff, chegando a US$ 1,26, contra US$ 3,84 no iOS. A maior diferença entre os dois foi registrada nos anúncios intersticiais, peças que são exibidas em tela cheia durante transições de aplicativos (US$ 1,93 no Android contra US$ 6,70).

“A diferença de qualidade entre aparelhos iOS e Android não é mais tão relevante, mas a diferença de custo continua alta. Com isso, os profissionais de marketing de apps têm uma oportunidade de expandir sua rede de usuários gastando menos”, afirma Affonseca.

 

Banners são mais eficientes para instalações, mas vídeos geram mais compras

O relatório da Liftoff também revela que a eficácia de cada tipo de anúncio varia de acordo com o estágio do funil de vendas. Para o topo de funil, ou seja, conquistar novas instalações e registros, o banner se mostra uma ferramenta mais eficaz, com custo de US$ 2,03 (média de valor entre Android e iOS).

Analisando o custo por vendas, ou seja, o valor gasto em anúncios por um aplicativo para gerar uma compra, é de US$ 42,80 no vídeo e US$ 42,55 no banner. Uma diferença pequena, e que torna os vídeos mais eficientes por terem uma taxa de engajamento 60% maior que a dos banners.

Para compras dentro do aplicativo — por exemplo, novos itens em um jogo — os vídeos também se destacam, com 42% a mais de eficiência em relação a outros formatos.

Baixe o relatório na íntegra.

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