Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Amazon começa a vender com estoque próprio no Brasil

Terça-feira, 22 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

A Amazon começou, nesta terça-feira (22), a vender produtos do estoque próprio em seu site brasileiro – até então, a empresa trabalhava majoritariamente com marketplace. Além do departamento de livros, a gigante do e-commerce vai entrar de cabeça em outras 11 categorias, incluindo eletrônicos, papelaria e decoração.

Ao todo, são 120 mil produtos que ganharão o selo “vendido e enviado pela Amazon”, além dos 200 mil livros já comercializados fora do marketplace. Para trazer todos esses itens, foram necessárias parcerias com cerca de 800 fornecedores – incluindo importadoras.

Agora, a empresa passa a competir de uma vez por todas com sites como Submarino, Americanas.com, Ponto Frio e Magazine Luiza, que também utilizam esse sistema híbrido.

Concorrência interna?

Apesar de, na prática, tornar-se um concorrente de outros lojistas dentro do próprio marketplace, a Amazon promete não canibalizar os varejistas parceiros. “Acho que os vendedores vão ficar muito felizes com esse lançamento”, afirmou Daniel Mazini, diretor de Varejo da Amazon no Brasil.

Segundo ele, a experiência obtida com a categoria de livros – cujo modelo também engloba marketplace e estoque próprio – mostrou que é possível à Amazon conviver em harmonia com os varejistas.

“Uma vez que se oferece experiência melhor ao cliente, você traz mais consumidores à loja. Os vendedores verão tráfego crescendo, melhoria nas vendas. No mundo inteiro, 50% das unidades são entregues por varejistas [parceiros]”, disse.

Questionado se a novidade não poderia criar atrito com os sellers, Mazini foi enfático. “[Ter estoque próprio] Não significa tirar foco nenhum do marketplace, que é importante para a gente”, defendeu.

Além do anúncio da operação própria, o e-commerce lançou novas quatro categorias: Bebê, Beleza, Cuidados Pessoais e Brinquedos. Todas estão abertas para lojistas.

Centro de distribuição, entregas e frete grátis

Depois de meses de especulação, a Amazon finalmente confirmou o seu novo centro de distribuição na cidade de Cajamar, interior de São Paulo. O espaço tem 47 mil metros quadrados e possui tecnologia toda baseada nos padrões americanos.

Lá, o processo de pick and pack ocorre de forma diferente do modelo normalmente implantado por empresas. A organização dos corredores, que costuma ser feita por setor ou tipo de produto, é aleatória no CD da Amazon. “Sabemos que a compra do consumidor é aleatória [também]”, justificou Daniel Mazini.

A partir daí, cabe ao sistema da própria multinacional identificar os pedidos, onde cada item está armazenado e traçar a rota mais rápida para funcionários montarem os pacotes.

O novo prédio, que já está em funcionamento, foi o primeiro passo para oferecer alguns serviços logísticos parecidos com os praticados nos Estados Unidos. A velocidade de entrega é um deles.

Já o menu de fretes varia de entrega simples até a entrega agendada, passando pela expressa – internautas das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba recebem suas compras em até dois dias.

O serviço será prestado por transportadoras como Correios, Total Express, Sequoia e Loggi.

Daniel Mazini, diretor de Varejo da Amazon, explica novidades no e-commerce/Foto: Julio Vilela
Daniel Mazini, diretor de Varejo da Amazon, explica novidades no e-commerce/Foto: Julio Vilela

“Sempre buscamos ampliar esse leque [de empresas]. Se amanhã de manhã virmos que as pessoas estão comprando mais de um lugar ‘x’, vamos rever a nossa malha transportadora para aprimorar”, afirmou Mazini. “Não adianta falar que vai entregar em dois dias e não cumprir.”

A gigante do e-commerce também instituiu uma política de frete grátis. Compras a partir de R$ 149 para produtos vendidos e entregues pela Amazon não terão cobrança de entrega para nenhum estado.

Por Caio Colagrande, da redação do E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.