Logo E-Commerce Brasil

Amazon vai enviar o pedido do cliente antes dele comprá-lo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um novo sistema chamado de “entrega antecipada” (anticipatory shipping) está sendo patenteado pela Amazon que enviará produtos para o cliente antes dele comprá-los de fato.

O sistema cruza diversos dados como histórico de buscas, frequência de compras, tipo de compras, wish lists e até quanto tempo o cursor fica parado sobre alguma imagem de produto.

Ao ser interpretado pelo sistema como uma compra eminente, o pedido é disparado e caso não seja efetivado, simplesmente volta para o armazém. Mas se for confirmado, o produto já estará a caminho do cliente, ganhando um tempo precioso.

É mais ou menos como aqueles produtos que você coloca no carrinho de supermercado, mas descarta na boca do caixa. Você vai colocando no carrinho, por garantia, e decide mais tarde.

A Amazon sabe que aumentará o número de entregas erradas, mas até isso já planejou: dependendo do volume, essas entregas serão deixadas na casa do cliente como um presente, como uma forma de criar goodwill (patrimônio de marca) e de divulgar o novo serviço.

Mais uma aula de logística, a marca registrada da Amazon.

Fonte: The Verge