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Amazon trabalha live commerce nos EUA com influenciadores

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O live commerce decolou na China há alguns anos e, agora, a Amazon que “importar” o sucesso dessa prática aos Estados Unidos., algo que a Amazon está tentando mudar ao atrair os influenciadores certos para promover produtos em sua plataforma.

“As compras ao vivo são o futuro do varejo”, disse Wayne Purboo, vice-presidente de Publicidade da Amazon, ao Financial Times. O executivo é responsável pelo Amazon Live, recurso interativo de compras de vídeo ao vivo (ou live commerce) da companhia.

Os compradores chineses adotaram o e-commerce ao vivo, mas o mercado dos EUA ainda está emergindo e tentando ganhar força, segundo analistas, informou o FT. A TikTok Shop abandonou os planos de expansão nos EUA e na Europa depois de lutar para encontrar uma base de público no Reino Unido. A Douyin mais que triplicou as vendas ano a ano, vendendo mais de 10 bilhões de produtos desde o lançamento das compras ao vivo.

A Amazon realizou ações para atrair influenciadores importantes, incluindo bônus de assinatura e viagens à praia, de acordo com agências de influenciadores.

Sem uma força dominante de compras de transmissão ao vivo nos EUA, a Amazon procura assumir a liderança e se tornar o destino central e afastar a concorrência do TikTok, Instagram e startups menores como a WhatNot, apoiada por Andreessen Horowitz, informou o FT.

“A Amazon está tentando trazer o público de influenciadores para o Amazon Live. É mais fácil falar do que fazer.” Andrew Lipsman, analista da Insider Intelligence, disse ao FT. Lipsman acrescentou que pode ser que os compradores ocidentais simplesmente não estejam interessados ​​no comércio ao vivo, mas isso “ainda não foi estabelecido”.

“Acho que existe essa sabedoria convencional de que é inevitável que se torne uma grande tendência aqui”, disse ele. “E ainda não vi evidências que sugiram que esse seja realmente o caso.”

“A Amazon mudou fundamentalmente o jogo em termos de uma experiência de compra perfeita e não pegajosa”, disse Gaz Alushi, presidente de medição e análise da agência de comércio de criação de mídia social Whalar. O executivo acredita ainda que, como o maior varejista do e-commerce norte-americano, a Amazon tem uma chance de ser o principal player também do live commerce.

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Fonte: PYMNTS