Logo E-Commerce Brasil

Amazon segue sendo a preferida dos e-consumidores

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

Amazon superou a Apple como empresa preferida no e-commerce, diz pesquisa da ForeSee. A empresa criadora do Kindle conquistou 85 pontos de 100 no quesito satisfação do levantamento. A companhia que criou o iPhone ficou com 83 pontos. O nome da pesquisa é ”Mobile Satisfaction Index: Holiday Retail Edition”.

A pesquisa foi realizada com as 25 maiores varejistas dos Estados Unidos nos feriados de 2011 e de 2012. A Apple, com seus aplicativos na App Store e suas músicas no iTunes, empatou com a companhia QVC no ranking. Empresas como NewEgg, Victoria’s Secret, Barnes & Noble, Footlocker, HSN, Costco e Hewlett-Packard aparecem no top 10 da lista, com 80, 79 e 78, respectivamente.

A Amazon compete com a Apple em diversos segmentos. A empresa comercializa e-books assim como a companhia que criou o iPad, mas vende um e-reader e um tablet com preços mais acessíveis. O Kindle e o Kindle Fire ainda possuem custo reduzido para clientes que queiram apenas ler livros digitais. A Amazon também possui um sistema eficiente de entregas que garante as vendas de livros norte-americanos para países como o próprio Brasil.

A satisfação dos usuários de smartphones aumentou de 76 pontos para 78 pontos entre 2011 e 2012, segundo o ForeSee. De acordo com a instituição, o número de usuários mobile satisfeitos está quase equivalente aos visitantes que utilizam computadores desktops e notebooks. Esses números indicam um uso maior do celular com conexão à internet para efetuar compras físicas e digitais.

A pesquisa da ForeSee foi realizada entre os dias 11 de novembro e 10 de dezembro de 2012. A instituição coletou depoimentos de 6200 consumidores online. Sites como Best Buy, Buy.com, Staples e Overstock estão incluídas no levantamento, mas não pontuaram o suficiente para estar entre as dez melhores empresas da lista.

[via TechTudo]