Não contente em apenas reinar no comércio eletrônico, a Amazon está supostamente definindo expandir significativamente o seu próprio negócio de publicidade online, desafiando a posição de longa data do Google como a rede top de anúncios nos Estados Unidos.
De acordo com uma reportagem do The Wall Street Journal, que cita fontes familiarizadas com o assunto, a Amazon está desenvolvendo uma plataforma de inclusão de anúncios que utiliza informações já coletadas de seus clientes.
Essa plataforma, chamada Amazon Sponsored Links, foi divulgada para possíveis parceiros de publicidade como um programa de teste, com lançamento definido para o segundo semestre de 2014, de acordo com o Jornal. O relatório afirma ainda que a nova plataforma da Amazon seria concebida como um desafio direto ao Google AdWords. A mudança poderia colocar uma grande pressão no mercado de U$ 50 bilhões do império de publicidade online do Google.
Você pode ter visto uma prévia do novo foco agressivo da Amazon em um espaço publicitário no início deste mês, quando os anúncios da empresa começaram a aparecer no site do Washington Post. O jornal foi adquirido pelo CEO da Amazon, Jeff Bezos, no ano passado, mas Bezos fez a compra como um indivíduo, não pela Amazon.
Em um exemplo, leitores notaram que ao lado do texto de um livro mencionado em um artigo do WaPo, um botão “Compre Agora” foi exibido, que linkava para a página de produto do livro na Amazon.
WashPo (owned by Bezos) inserting AMZN “Buy It Now” buttons into articles. Via @tealtan http://t.co/1SLZtMLlsp pic.twitter.com/ZUqGLgPwEJ
— Hunter Walk (@hunterwalk) 17 agosto 2014
Esse link foi removido mais tarde e justificado como um erro no back-end; para alguns, no entanto, este ocorrido ofereceu uma possível visão sobre o novo foco da Amazon em publicidade.
Com base em alguns relatos, a Amazon está a gerar cerca de US $ 1 bilhão em receita com publicidade este ano, mas se a reportagem do Wall Street Journal é precisa, esse número poderá crescer exponencialmente nos próximos meses.
Por: Adario Strange para o Mashable