Logo E-Commerce Brasil

Amazon enfrenta processo de ação coletiva sobre preços de e-books

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon foi atacada com uma ação coletiva na quinta-feira (14) acusando a gigante do comércio eletrônico de inflar os preços dos e-books em conluio com algumas editoras.

O processo alega que a Amazon e as cinco maiores editoras dos EUA, coletivamente chamadas de Big Five (ou Cinco Grandes, em tradução livre), concordaram com restrições de preço que fazem com que os consumidores paguem a mais por e-books comprados por meio de uma plataforma de varejo diferente da Amazon.

O processo surge um dia depois de Connecticut dizer que estava investigando a Amazon por um potencial comportamento anticompetitivo em seu negócio de venda de livros digitais.

A Amazon não quis comentar.

Cerca de 90% dos e-books são vendidos pela Amazon, o maior vendedor de e-books dos Estados Unidos, afirma o processo.

O escritório de advocacia Hagens Berman, abrindo o caso em 2011, entrou com um processo semelhante contra a Apple e os Big Five sobre os preços dos e-books.

Leia também: Van elétrica da Amazon já faz entregas pelas ruas de Los Angeles, nos EUA

Fonte: Reuters