Logo E-Commerce Brasil

Amazon é alvo de processo por elevar preços 'ilegalmente' nos EUA

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O procurador-geral da capital dos EUA Karl Racine anunciou na terça-feira (25) um processo contra a Amazon por práticas anticompetitivas. Segundo ele, a empresa subiu preços de forma “injusta” e “ilegal” para manter o monopólio no comércio digital.

A ação alega que a Amazon utilizou de cláusulas contratuais para impedir que vendedores terceirizados oferecessem itens com preços menores em outros sites.

A empresa possui um sistema em que lojistas podem anunciar produtos no marketplace, em troca de uma comissão.

Os termos no contrato faziam com que o preço na Amazon sempre fosse o mais baixo, segundo a acusação. Essa prática durou até 2019, quando a empresa removeu a cláusula em meio a investigações antitruste.

Porém, o procurador-geral de Washington afirmou que a companhia adicionou outra cláusula, praticamente idêntica, sobre uma “política de preços justos”.

Esse item no contrato permitia que a Amazon “impusesse sanções” a vendedores que oferecessem seus produtos por preços mais baixos em plataformas online concorrentes.

O processo contra a companhia acontece meses depois de outras gigantes da tecnologia serem alvo de ações antitruste nos EUA.

No final de 2020, o Google e o Facebook entrara na mira de autoridades – no caso delas, uma coalizão de estados se uniram, o que não aconteceu com a Amazon desta vez.

Leia também: Ebanx prepara IPO no exterior, mira aquisições na América Latina

Fonte: G1