Logo E-Commerce Brasil

Amazon lança sistema de pagamento que usa reconhecimento das mãos

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon anunciou na terça-feira (29) um sistema que permite o pagamento em lojas a partir do reconhecimento das mãos dos clientes. A tecnologia Amazon One usa os detalhes da palma da mão para identificar o usuário, com o objetivo é facilitar o pagamento, substituindo o cartão de crédito.

A tecnologia será disponibilizada inicialmente nas lojas Amazon Go, que são os estabelecimentos que não têm caixa nem atendentes. A primeira cidade a receber o sistema será Seattle, nos Estados Unidos. A empresa afirma que lançará a tecnologia em outras lojas nos próximos meses.

Segundo reportagem do Estadão, porém, a ideia não é restringir o uso do sistema aos estabelecimentos da varejista.

“Acreditamos que o Amazon One tem ampla aplicabilidade além de nossas lojas de varejo, por isso também planejamos oferecer o serviço a terceiros, como outras varejistas, estádios e prédios de escritórios, para que mais pessoas possam se beneficiar desta facilidade e conveniência em mais lugares”, disse Dilip Kumar, vice-presidente de negócios de varejo físico da Amazon, em postagem no blog da empresa.

Na visão da empresa, a tecnologia de reconhecimento da mãos é uma opção melhor que a de reconhecimento facial, por questões de privacidade, já que não é possível determinar a identidade de uma pessoa a partir de uma imagem da palma da sua mão.

Leia também: Amazon Prime Day estreia no Brasil nos dias 13 e 14 de outubro

As informações são do Estadão