Logo E-Commerce Brasil

Amazon negocia compra de operadora de telefonia móvel na Índia

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon está em negociações iniciais para comprar uma participação no valor de, pelo menos, US$ 2 bilhões na operadora de telefonia móvel indiana Bharti Airtel, segundo reportagem da Reuters. De acordo com a publicação, o movimento pode turbinar a economia digital da Índia.

O investimento, se concluído, significaria que a Amazon adquirirá uma participação de aproximadamente 5% com base no atual valor de mercado da Bharti, impulsionando a companhia, que é a terceira maior empresa de telecomunicações da Índia, na tentativa de competir com a Reliance Jio, líder do setor.

“A Jio se transformou de uma operadora móvel pura em uma plataforma voltada para o consumidor, liderada pela tecnologia digital, e a Airtel pode fazer o mesmo”, disse uma das pessoas ouvidas pela publicação. “A Airtel está procurando um jogo de recuperação aqui, e para a Amazon faz todo o sentido estratégico para os negócios na Índia.”

Negociações iniciais

A Amazon ponderou várias opções de investimento, incluindo a compra de uma participação de 8 a 10%, disse uma segunda pessoa.

As negociações entre a Bharti e Amazon estão em estágio inicial e os termos do acordo podem mudar, ou nem ser concluído, disseram as fontes da reportagem, que se recusaram a ser identificadas porque as discussões são confidenciais.

Uma porta-voz da Amazon disse que a empresa “não oferece comentários sobre especulações sobre o que podemos ou não fazer no futuro.”

A Bharti disse que trabalha rotineiramente com todos os players digitais para levar seus produtos, conteúdo e serviços aos clientes. “Além disso, não há outra atividade a ser reportada”, afirmou em comunicado.

Leia também: Amazon planeja comprar startup de carros autônomos para entregas

As informações são da Reuters