Redação E-Commerce Brasil

Amazon lança linha de smart TVs com controle de voz da Alexa

Quinta-feira, 16 de setembro de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

A Amazon anunciou na quinta-feira (9) o lançamento de uma linha de televisores com a sua marca, o que representa uma declaração de intenções de estender a sua influência — e os seus ganhos — com os negócios ligados a aparelhos residenciais.

O Smart TV, com controle de voz Alexa, será colocado à venda em outubro nos Estados Unidos por preços a partir de US$ 370 (quase R$ 1.930) para um modelo Fire TV 4 de 43 polegadas, e chegando a US$ 1,1 mil (cerca de R$ 5.730) para o modelo de 75 polegadas da série Fire TV Omni, um pouco mais cara.

Última carta de Bezos deixa claro: olhar a Amazon é olhar para o futuro
A Amazon já tem uma forte oferta de filmes e séries por meio do serviço Amazon Prime em sua interface Fire TV

Os fabricantes de televisores devem estar preocupados com o lançamento, por conta da chegada de um novo concorrente e da tendência da Amazon a oferecer grandes descontos na venda de produtos que portam sua marca — a empresa imediatamente ofereceu um desconto de US$ 110 (R$ 573) sobre o modelo de 50 polegadas da série Fire TV 4, cujo preço original era de US$ 470 (cerca de R$ 2.450).

A Toshiba, do Japão, e a Insignia, dos Estados Unidos, já ofereciam televisores com a interface Fire TV, o que tornava desnecessário para os compradores adquirir um adaptador da Amazon. O mercado especulava que a TCL, da China, estaria se preparando para produzir televisores para a gigante do comércio eletrônico.

Os modelos competirão com Smart TVs Android promovidas pelo Google, com o sistema Roku, e com os Smart TVs dotados de interfaces próprias oferecidos por grandes fabricantes como a Samsung e a LG.

Em termos de conteúdo, a Amazon já tem uma forte oferta de filmes e séries por meio do serviço Amazon Prime em sua interface Fire TV, que também pode ser usada para apps de streaming como Netflix, Disney+ e AppleTV+. Na era do streaming, o Fire TV poderia facilmente se tornar o home screen de entretenimento básico em cada domicílio.

Isso significaria oportunidades adicionais para comércio eletrônico e publicidade, e o televisor também poderia ter posição central em uma smart home controlada por aparelhos da Amazon.

A companhia disse que lançaria um painel de controle para smart homes em seus televisores, e que a linha Omni teria o recurso de múltiplas telas para verificar câmeras de segurança e de portaria. O som pode ser combinado por meio de alto-falantes Echo espalhados pela casa, mas seria necessário conectar uma webcam externa para permitir conversas em vídeo usando o televisor.

“Acreditamos que os televisores possam se tornar muito mais inteligentes e fazer muito mais”, disse o vice-presidente de aparelhos de entretenimento da Amazon, Daniel Rausch. Ele não está brincando —a Amazon está fazendo uma jogada que integra hardware, conteúdo, comércio eletrônico, publicidade, e smart homes, unindo diversos elementos que devem se tornar fortes impulsores de faturamento no futuro.

Leia também: Senadora pede revisão de compra da MGM pela Amazon nos EUA

Fonte: Financial Times, via Folha de S. Paulo

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER